PIX


Desconhecimento de gerentes de banco limita aceitação do Pix, dizem executivos.

Adesão de empresas ao novo sistema de pagamentos instantâneos ainda é baixa.

A falta de conhecimento entre os gerentes dos bancos ainda é um desafio na adaptação dos sistemas de empresas de médio porte para aceitação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do BC (Banco Central), avalia o diretor executivo para varejo e distribuição da Totvs, Elói Prado de Assis.

“Temos recebido uma demanda pesada de todos os cantos. Mas ainda tem muita gente que está tendo fricção no momento de ligar para o banco e pedir a chave do API do Pix, porque o gerente muitas vezes não sabe muito bem o que é ou como conseguir”, afirmou o executivo em evento promovido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) na última semana.

API é a sigla, em inglês, para Interface de Programação de Aplicativos e se refere a um conjunto de protocolos que permite a conexão entre sistemas, para que estes consumam ou troquem informações de maneira padronizada.

A tendência, segundo os executivos, é de que os sistemas das empresas estejam implementados de maneira mais disseminada ainda no primeiro semestre de 2021.

Por enquanto, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central só está disponível para transferência entre pessoas e empresas, pagamentos de compras e das GRUs (guias de recolhimento da União.

agenda do BC inclui a implementação do pagamento de contas de água, luz e telefone, a possibilidade de saques no varejo e outras funcionalidades, como o Pix Cobrança (que atuaria como um boleto, por exemplo), o Pix garantido (que funciona como o parcelado sem juros), o recolhimento do FGTS por parte das empresas, os pagamentos offline e por aproximação, o Pix cross border (comércio transfronteiriço) e o Pix como débito direto.




FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br