HÁBITOS & CONSUMO


Quase seis em dez brasileiros frequentam restaurantes, diz NielsenIQ.

Primeiro estudo do braço de inteligência de dados do instituto mapeou gostos e preferências de brasileiros por bebidas consumidas fora de casa.

O Brasil foi selecionado pela primeira vez para integrar uma pesquisa global da empresa de inteligência de dados NielsenIQ com frequentadores de bares, restaurantes e cafés.

Mais da metade (57%) costuma frequentar restaurantes. As churrascarias lideram com 40% da preferência, seguidas pelos cafés (37%), bares e botecos (25%).

Além de revelar que a paixão nacional é a cerveja, o instituto verificou o poder que os chamados estabelecimentos de rua têm para ditar padrões de consumo dentro das casas brasileiras.

Os dados revelam que quase metade (48%) dos consumidores brasileiros visitaram esses locais pelo menos uma vez por semana nos últimos três meses.

Quatro em cada cinco consumidores afirmaram haver chance de comprarem uma bebida testada em um bar ou restaurante para ser consumida depois em casa, o que mostra o poder dos estabelecimentos na promoção de novidades ou tendências entre os consumidores

Nesse grupo, 47% apontaram a cerveja como a bebida favorita para o consumo nos estabelecimentos. Em seguida estão o vinho (28%) e bebidas destiladas (22%). 

O uísque foi a subcategoria em que os consumidores estão mais propensos a gastar mais por uma bebida de qualidade.

A NielsenIQ também inaugura no Brasil um banco de dados com estabelecimentos de alimentação e bebidas, o chamado "outlet index". 

Com ele, as empresas conseguem saber o tamanho e a forma do canal de consumo, com segmentação disponível para ajudar fornecedores a otimizares estratégias de vendas e melhorar a distribuição.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br