Quase seis em dez brasileiros frequentam
restaurantes, diz NielsenIQ.
Primeiro estudo do
braço de inteligência de dados do instituto mapeou gostos e preferências de
brasileiros por bebidas consumidas fora de casa.
O
Brasil foi selecionado pela primeira vez para integrar uma pesquisa global da
empresa de inteligência de dados NielsenIQ com frequentadores de bares,
restaurantes e cafés.
Mais
da metade (57%) costuma frequentar restaurantes. As churrascarias lideram com
40% da preferência, seguidas pelos cafés (37%), bares e botecos (25%).
Além
de revelar que a paixão nacional é a cerveja, o instituto verificou o poder que
os chamados estabelecimentos de rua têm para ditar padrões de consumo dentro
das casas brasileiras.
Os
dados revelam que quase metade (48%) dos consumidores brasileiros visitaram
esses locais pelo menos uma vez por semana nos últimos três meses.
Quatro em cada
cinco consumidores afirmaram haver chance de comprarem uma bebida testada em um
bar ou restaurante para ser consumida depois em casa, o que mostra o poder dos
estabelecimentos na promoção de novidades ou tendências entre os consumidores
Nesse grupo, 47%
apontaram a cerveja como a bebida favorita para o
consumo nos estabelecimentos. Em seguida estão o vinho (28%) e bebidas destiladas (22%).
O
uísque foi a subcategoria em que os consumidores estão mais propensos a gastar mais por uma bebida de qualidade.
A
NielsenIQ também inaugura no Brasil um banco de dados com estabelecimentos
de alimentação e bebidas, o chamado "outlet index".
Com ele, as empresas conseguem saber o tamanho e a forma do canal de consumo,
com segmentação disponível para ajudar fornecedores a otimizares estratégias de
vendas e melhorar a distribuição.
FOLHA DE SÃO PAULO