Produzido em parceria com o IBPAD (Instituto
Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), levantamento aponta que o número de
finfluencers que mais que dobrou, passando de 255 no primeiro semestre de 2022
para 515 nos últimos seis meses do ano passado.
Falando para 165,7 milhões de seguidores (alta de
76%), eles são responsáveis por 1.257 perfis no Facebook, no Instagram, no
Twitter e no Youtube.
O número representa um crescimento de 116,4% em
relação aos 581 perfis identificados na edição passada.
Os influenciadores somam 1.489 interações médias
(medidas por curtidas, compartilhamentos e comentários) no segundo semestre de
2022, alta de 10% frente aos primeiros seis meses do ano.
Juntos, eles
produziram 276,8 mil publicações, 47,2% a mais do que no levantamento anterior.
Apesar de ser a rede menos usada pelos
influenciadores, o YouTube manteve a liderança em engajamento, com média de
3.896 interações por publicação, queda de 32% em relação à edição passada.
O
Facebook perdeu 65,3% em média de interações, ao contrário de Instagram, que
registrou alta de 26%, e do Twitter, com aumento de 60%.
Dos 515 finfluencers acompanhados, 414 anunciaram
em suas redes algum tipo de parceria com instituições, um aumento de 240%.
ANBIMA