Pesquisa aponta tendências da comunicação corporativa em 2025.
A Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
apresentou ontem os resultados da pesquisa “Tendências da Comunicação Interna
2025 " :
Entre as principais tendências apontadas destacam-se a
intensificação da segmentação das narrativas (47%), o maior uso da linguagem
audiovisual (45%), a promoção da transparência por meio de mensagens mais
claras (44%) e a valorização das emoções para fortalecer o vínculo entre
empresa e colaborador (43%).
A pesquisa apontou que um dos maiores desafios para os profissionais da
área será o engajamento da liderança como comunicadora (59%), seguido pela
necessidade de comunicar estratégia e cultura da empresa (51%), fazer a
informação chegar aos públicos operacionais (42%) e aprimorar a mensuração e a
gestão de dados na comunicação interna (41%).
O estudo também indicou que a
mensuração ainda é um obstáculo. Uma minoria dos profissionais investe tempo na
avaliação de impacto das iniciativas de comunicação interna, o que limita o
aprimoramento das estratégias.
Os resultados da pesquisa também revelaram uma crescente adoção de
canais como WhatsApp para comunicação interna, enquanto formatos mais
tradicionais, como e-mail, newsletters e intranet continuam sendo amplamente
utilizados.
A pesquisa reforça o papel central da comunicação interna na construção
da cultura organizacional e no fortalecimento do engajamento dos colaboradores.
Para 86% dos participantes, o principal objetivo da área é criar um ambiente
onde os colaboradores se sintam valorizados e energizados.
Além disso, 78%
destacam a importância de garantir clareza sobre a estratégia da empresa, para
que os funcionários estejam alinhados e engajados.
Ao mesmo tempo, a área lida com a falta de mão de obra devido aos times
pequenos. Na maioria das empresas respondentes (79%), as equipes têm até 6
colaboradores, e 54% delas trabalham apenas com equipe interna.
ABERJE