MERCADO DE AÇÕES


O que esperar do mercado de ações com o resultado das eleições americana?

Durante o final do mês de outubro, não faltaram especialistas fazendo previsões alarmantes sobre o que poderia ocorrer com a vitória do democrata Joe Biden na eleição para presidência americana

Seguindo estes receios, o mercado de ações, medido pelo índice S&P 500 caiu mais de 7% desde meados do mês anterior, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Você provavelmente ouviu que o mercado tende a ir melhor sob o mandato de um republicano, pois estes são mais propensos a medidas favoráveis às empresas como corte de impostos.

Entretanto, tão logo saíram os primeiros resultados, o mesmo S&P500 retornou para nível próximo ao máximo anterior. 

Com esta surpresa, vários analistas correram para justificar que a alta seria explicada pelo fato de os mesmos democratas não terem ganhado a maioria no Senado americano.

Nesta ambiguidade, investidores se questionam se a vitória dos democratas deveria realmente preocupar o mercado de ações americano. Antes de analisar, vamos testar sua opinião.

Baseado no que você leu ao longo das últimas semanas, com qual dos partidos o principal índice da bolsa americana o S&P500 subiu mais ao longo dos últimos 90 anos, ou seja, desde 1929?

a) Republicanos, partido do presidente Donald Trump

b) Democratas, partido do presidente Joe Biden

Muitos falaram que as empresas que poderiam sofrer mais em um governo democrata seriam as empresas de tecnologia. 

Então, com qual dos dois partidos o índice da bolsa eletrônica Nasdaq – Nasdaq Composite – subiu mais ao longo do último meio século desde quando ele foi criado?

a) Republicanos, partido do presidente Donald Trump

b) Democratas, partido do presidente Joe Biden

Neste período, tiveram 15 presidentes diferentes, dos quais oito eram republicanos e sete democratas.

Curiosamente, o pior retorno foi no mandato de um presidente republicano e a maior valorização foi no governo do democrata Bill Clinton.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br