IMPACTO AMBIENTAL


As iniciativas de impacto ambiental e social dos grandes bancos privados ganharam um destaque inédito nesta temporada de balanços, num sinal evidente de como esse tema passou a ser uma preocupação na comunicação com o mercado. 

Santander, Bradesco e Itaú Unibanco reservaram parte de suas apresentações a investidores para prestar contas sobre suas medidas na área.

Sustentabilidade não é palavra nova no vocabulário de empresas de todos os setores, e em muitas ocasiões é mais retórica do que prática. 

Porém, há mudanças importantes acontecendo, e o comportamento dos bancos reflete isso. 

A sigla ESG, que se refere a padrões ambientais, sociais e de governança, vem sendo adotada por um número crescente de investidores como critério de alocação de recursos. 

Basta lembrar da carta divulgada no início do ano por Larry Fink, presidente da BlackRock, que tem quase US$ 7 trilhões em ativos. 

     “Estamos à beira de uma mudança estrutural nas  finanças”, escreveu ele ao anunciar que a maior gestora de recursos do mundo vai adotá-la como uma régua em seus produtos de investimentos.

Ao dar a notícia o jornal fornece muitos números, mas como o nosso intuito aqui é unicamente fornecer um resumo indicativo de uma tendência,  vamos apenas dizer que em teleconferências com analistas ontem, o presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, discorreu sobre oito compromissos adotados pelo banco.

O Bradesco também destacou o assunto em suas apresentações ao mercado. 

O banco se comprometeu a abastecer, com energia renovável, a totalidade de suas operações até o fim deste ano, além de neutralizar 100% das emissões de carbono.

No Santander, não foi diferente. Na véspera da divulgação do balanço, os jornalistas foram avisados de que não receberiam a apresentação dos resultados em versão impressa, como era praxe. 

A medida, explicou o presidente do banco, Sergio Rial, era uma das ações adotadas para eliminar o uso de papel na instituição. Na mesma ocasião, o executivo citou outras iniciativas.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br