EDUCAÇÃO


Universidades dos EUA encabeçam ranking; USP é líder na América Latina.

Em um dos mais importantes rankings de estabelecimentos de ensino superior no mundo, a USP (Universidade de São Paulo) é a primeira universidade da América Latina a aparecer, liderando entre as 21 faculdades brasileiras presentes na lista. 

O Ranking de Xangai foi divulgado hoje e é liderado por estabelecimentos americanos.

Para criar o ranking, a organização ShanghaiRanking Consultancy utiliza seis critérios, dentre eles o número de prêmios Nobel e Fields (considerado o Nobel da Matemática) entre alunos e professores de pós-graduação, o número de pesquisadores mais citados em suas disciplinas ou o número de publicações nas revistas Science e Nature. 

Analisando 2.500 universidades, a instituição listou as mil primeiras.

Dentre as dez primeiras posições, oito são originárias dos Estados Unidos. Além de Harvard, que ocupa o primeiro lugar, Stanford, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Berkeley, Princeton, Columbia, Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Chicago, nessa ordem, aparecem no top 10.

Instituições brasileiras começam a aparecer apenas após a centésima posição.

Justamente após o número 100 na lista, não há uma definição de posição específica, sendo delimitados apenas o bloco em que determinado estabelecimento de ensino foi colocado. 

Dessa maneira, a USP figura entre a posição 101 e a posição 150. A Unicamp está em segundo lugar entre as brasileiras, figurando em 301º a 400º. 

Outras quatro universidades do Brasil estão entre 401 e 500: UFMG, UFRJ, UFRGS e Unesp.

 



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br