SAÚDE MENTAL


Apostas online criam nova geração de viciados sem tratamento adequado

  • Enquanto aplicativos atraem jovens, grupos de apoio tradicionais não atendem novas demandas
  • Especialistas dizem que métodos de tratamento permanecem os mesmos de décadas atrás

Uma nova geração de jogadores

O jogo é o único vício comportamental reconhecido pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais que não é uma dependência química. Mas defini-lo é difícil.

Uma indicação comum de um problema é a dificuldade financeira, dizem os especialistas. Alguns terapeutas dizem que o comportamento é uma medida ainda melhor. 

Mentir para os entes queridos é um sinal clássico, disse Mike Sciandra, diretor executivo do Conselho de Nebraska sobre Jogo Problemático, que está se recuperando de sua própria dependência de jogos.

Ainda mais revelador, disse ele, é quando os jogadores começam a exceder seus limites financeiros (entrando em dívidas, sacando um fundo universitário) ou limites de tempo (jogando durante o jantar ou às 3 da manhã).

Os aplicativos facilitaram para Everett apostar sempre que tinha vontade. Ele ficava acordado até tarde apostando em esportes que conhecia pouco, como tênis de mesa russo e e-sports. Sua esposa não sabia.

O jogo se tornou mais conveniente, mas a aparência dele também mudou. Os aplicativos oferecem as chamadas apostas de proposição, que são oportunidades de apostar em uma jogada individual ou em uma estatística de jogador. 

Especialistas dizem que, ao adotar a aparência e o estilo de videogames, os aplicativos são particularmente atraentes para homens mais jovens.

"É realmente como comparar maçãs e laranjas, quanto à aparência do jogo hoje versus como era há apenas 10 anos", diz Sciandra.

 

THE NEW YORK TIMES



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