Apostas online criam nova geração de viciados sem
tratamento adequado
- Enquanto aplicativos atraem jovens, grupos de apoio tradicionais
não atendem novas demandas
- Especialistas dizem que métodos de tratamento permanecem os mesmos
de décadas atrás
Uma
nova geração de jogadores
O
jogo é o único vício comportamental reconhecido pelo Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mentais que não é uma dependência química. Mas
defini-lo é difícil.
Uma
indicação comum de um problema é a dificuldade financeira, dizem os
especialistas. Alguns terapeutas dizem que o comportamento é uma medida ainda
melhor.
Mentir para os entes queridos é um sinal clássico, disse Mike Sciandra,
diretor executivo do Conselho de Nebraska sobre Jogo Problemático, que está se recuperando de sua própria dependência de jogos.
Ainda mais revelador, disse ele, é quando os
jogadores começam a exceder seus limites financeiros (entrando em dívidas,
sacando um fundo universitário) ou limites de tempo (jogando durante o jantar
ou às 3 da manhã).
Os aplicativos facilitaram para Everett apostar
sempre que tinha vontade. Ele ficava acordado até tarde apostando em esportes
que conhecia pouco, como tênis de mesa russo e e-sports. Sua esposa não sabia.
O jogo se tornou mais conveniente, mas a aparência
dele também mudou. Os aplicativos oferecem as chamadas apostas de proposição,
que são oportunidades de apostar em uma jogada individual ou em uma estatística
de jogador.
Especialistas dizem que, ao adotar a aparência e o estilo de
videogames, os aplicativos são particularmente atraentes para homens mais
jovens.
"É realmente como comparar maçãs e laranjas,
quanto à aparência do jogo hoje versus como era há apenas 10
anos", diz Sciandra.
THE
NEW YORK TIMES
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