INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2


O que falta para chegarmos a uma Inteligência Artificial Geral (AGI).

A IA GENERATIVA é indiscutivelmente um avanço significativo em inteligência artificial, no entanto ainda não rivaliza com a CAPACIDADE INTELECTUAL dos HUMANOS. ⁠⁠

No entanto, a evolução da IA não para aqui e vai continuar avançando. Nesse sentido, o que FALTA para a IA alcançar o nível humano?

Segundo a McKinsey & Company, são 8 HABILIDADES que FALTAM para a IA chegar na INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GERAL, um sistema teórico com capacitações que rivalizam a INTELIGÊNCIA HUMANA:

1 PERCEPÇÃO VISUAL - os sistemas de IA ainda estão longe de alcançar uma percepção sensorial como a dos humanos.

2 PERCEPÇÃO de ÁUDIO - os humanos usam o som para determinar características espaciais do ambiente com pouco esforço, enquanto a IA, atualmente, possui uma habilidade mais limitada para interpretar sons.

3 COORDENAÇÃO MOTORA FINA - robôs equipados com IA ainda precisam refinar a coordenação motora para poderem ser confiáveis, por exemplo, para realizar cirurgias autônomas.

4 PROCESSAMENTO de LINGUAGEM NATURAL - para rivalizar o nível de cognição humana, a AGI precisaria consumir informações com plena compreensão e operar com senso comum equivalente ao de uma pessoa.

5 SOLUÇÃO de PROBLEMAS - a AGI precisa ser capaz de diagnosticar e resolver problemas - como, por exemplo, reconhecer e trocar uma lâmpada queimada - além de ser capaz de aprender e se adaptar ao ambiente e suas experiências.

6 NAVEGAÇÃO - o GPS é um progresso substancial navegação, mas ainda são necessárias melhorias para se criar sistemas que possam navegar de forma autônoma, sem preparação humana.

7 CRIATIVIDADE - para alcançar o nível humano de criatividade, os sistemas de IA precisam compreender a grande quantidade de código que humanos usam para construí-las – e identificar novas maneiras de melhorar esse código.

8 ENVOLVIMENTO SOCIAL e EMOCIONAL - robôs e sistemas de IA precisam ser capazes de interpretar expressões faciais e mudanças no tom que revelam diferentes emoções. IA capaz de ter empatia ainda é uma perspectiva distante.



FUTURO DOS NEGÓCIOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br