Odebrecht Previdência promove palestra com Marcos Silvestre


No dia 23 de agosto, 199 Integrantes de diversos Negócios da Organização Odebrecht estiveram reunidos para uma palestra de lançamento do livro “Previdência Particular, a nova aposentadoria”, do economista e autor Marcos Silvestre.


Silvestre abriu o evento destacando a importância de assumirmos o controle do futuro financeiro sem depender das ações de governo. Para ele, as reformas trarão dois resultados práticos para os futuros aposentados: benefício menor em termos reais e cada vez mais dificuldade para recebê-lo. “Precisamos montar um projeto de previdência particular. Não é um esforço trivial, mas quanto antes começarmos, melhor. Não delegue ao Estado a prosperidade do seu futuro. Assuma o controle. Reaja e já!”, alertou.


Para ele, o ideal é planejar uma renda necessária para a idade-alvo de entrada no pós-carreira, fugindo um pouco do conceito da aposentadoria tradicional, que é parar de trabalhar. “Sugiro que você pense em aposentadoria financeira, que é aquela idade meta a partir da qual você estará desobrigado de exercer trabalho remunerado para pagar suas contas, ou pelo menos a maior parte delas, passando a utilizar a renda gerada pelo patrimônio que você construiu ao longo do tempo”.


Marcos Silvestre destacou que há vários instrumentos e formas de se criar uma previdência particular, e destaca no seu livro e na palestra: um plano de previdência patrocinado (das entidades fechadas) é uma das melhores opções. “E se o seu pai disser que banca parte do esforço, hein?”, descontraiu. “O plano da sua empresa é um ‘senhor benefício’. A contrapartida é um açúcar financeiro. Não deixe isso passar.”


Ele aproveitou o momento para relembrar a importância de diferenciar gastos frequentes e eventuais, e quanto o “não estar preparado” para enfrentar um gasto eventual pode impactar o planejamento de curto e longo prazo.


Por fim, o autor enfatizou o propósito das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, de apoiar seus participantes no planejamento do pós-carreira, esperando que todos mantenham-se como donos do seu futuro, sem precisar depender de outros ou do governo.


Marcos Silvestre é economista com MBA em Finanças, Controladoria & Bancos pela USP. Fundador da SOBRE-Dinheiro@, apresenta os programas Na Ponta do Lápis e Por Conta Própria na rádio BandNews FM e dirige o site www.vamosprosperar.com.br.

Ação faz parte de aprimoramento na estratégia de Educação Financeira e Previdenciária da Entidade

Os anos de crise econômica (2015 e 2016) foram percebidos como uma grande oportunidade de atuação no campo da educação, uma vez que as pessoas, no caso tanto os Participantes do Plano Odeprev como os Integrantes da Organização Odebrecht, estariam mais atentos à questão das finanças pessoais. E deu certo. Essas novas ações do programa de educação tiveram apoio do Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva da Entidade e, desde seu início, foram implementados simuladores, website voltado para educação financeira, palestras, newsletters para públicos-específicos, formação de multiplicadores em ‘reorganização financeira’, ações educativas direcionadas a públicos específicos (secretárias, mulheres, pais), bem como pesquisas para avaliação dos motivos que levam as pessoas a tomarem alguma ação no campo financeiro. “Todo este programa está baseado no Guia para Modelagem de Programas de Educação Financeira que é um importante instrumento na criação e acompanhamento de um programa dedicado à educação”, destaca Cristiano Verardo, Responsável pelo Programa de Educação Financeira da Entidade e membro da Comissão Técnica Nacional de Educação da Abrapp.   



Odebrecht Previdência
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br