Com famosos no alto escalão, bancos apostam em novo
público.
Nomes
como Anitta e Taís Araújo levam maior diversidade para o setor
As instituições financeiras embarcaram na tendência
de incluir celebridades em nos seus cargos de alto escalão, movimento que vinha
sendo visto em outros setores.
O primeiro do segmento a entrar para a dança foi o
Nubank, que na última segunda-feira (21) anunciou a cantora Anitta como a mais
nova integrante de seu conselho de administração.
Em seguida, na terça-feira
(22), foi a vez do Banco BV, que anunciou a atriz Taís Araújo como embaixadora e nova
colaboradora da instituição por três anos.
O movimento, que desde o ano passado já era
visto em grandes empresas do varejo –como a contratação da cantora Iza como
diretora criativa pela Olympikus ou da atriz e cantora Manu Gavassi como chefe
de conteúdo pela marca de gim Tanqueray–, tende a trazer mudanças no sistema
financeiro.
“Banco sempre foi considerado elitista no
Brasil.
Essas contratações vão na mão contrária a essa ideia, e mais do que uma
estratégia de marca, foi uma estratégia de posicionamento.
Essas instituições
querem se aproximar do público e isso tende a se refletir nos produtos e
serviços, com juros melhores e produtos mais diversificados e personalizáveis”,
afirmou o economista-chefe da G11 Finance e professor do Mackenzie, Hugo Garbe.
Para o professor da ESPM Fábio Mariano Borges, o movimento leva
voz a um grupo da população que normalmente é excluído do sistema financeiro.
“A Anitta não é somente uma celebridade. Ela é uma mulher que
nasceu na periferia e cujo principal sucesso não vem da elite social.
Isso é
incluir diversidade em um grupo considerado majoritariamente dominado por
homens brancos, heteronormativos, com idade avançada e vida sofisticada que
entende de business [negócio], mas não entende de pessoas”, disse Borges.
FOLHA DE SÃO PAULO