Amazon e Apple são as marcas mais valiosas do
mundo, mostra pesquisa Kantar.
Empresas chinesas
estão subindo na lista de líderes e são mais valiosas do que principais nomes
da Europa.
A Amazon e a Apple são as marcas mais valiosas do
mundo, mas as chinesas estão subindo na lista de
líderes e são mais valiosas do que os principais nomes da Europa, de acordo com
um ranking global da Kantar BrandZ.
A Amazon continua
sendo a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de US$ 684 bilhões,
seguida pela Apple, com US$ 612 bilhões, e pelo Google, da Alphabet, com US$ 458 bilhões,
disse a Kantar.
A Tencent, maior
empresa de mídia social e videogame da China, ocupou a melhor posição entre as
companhias do país asiático, ficando em quinto lugar na lista, enquanto Alibaba
ficou em sétimo lugar.
"As marcas
chinesas estão progredindo de forma constante e lenta e têm feito avanços
significativos à medida que mais empresas alavancam seus próprios desenvolvimentos
tecnológicos e demonstram suas habilidades para se alinhar com as principais
tendências que moldam a China e o mercado global", disse Graham
Staplehurst, diretor de estratégia global da Kantar BrandZ.
Cinco marcas mais que dobraram seu valor, lideradas pelas
gigantes chinesas do comércio eletrônico Pinduoduo e Meituan, a maior
fabricante chinesa de bebidas Moutai, o aplicativo chinês TikTok e a montadora de carros elétricos
norte-americana Tesla.
A principal marca
europeia foi a francesa Louis Vuitton em 21º lugar,
seguida pelo grupo de software SAP da Alemanha em 26º lugar. A única marca
britânica da lista foi a Vodafone no 60º lugar.
As marcas
norte-americanas cresceram mais rapidamente no ano passado e representaram 74%
das 100 maiores, segundo o ranking.
As 100 maiores
marcas do mundo valem juntas US$ 7,1 trilhões, disse Kantar.
REUTERS