Dos 'baby boomers' à geração Z, consumidores se
identificam com as mesmas marcas, diz pesquisa
O Boticário foi a
mais citada por entrevistados questionados sobre empresas que mais lhes
representam
Apesar dos hábitos
e gostos diferentes de cada geração, consumidores de diferentes idades se
identificam com as mesmas marcas.
São empresas que não miram sua publicidade em
um só público e cujo marketing é capaz de atravessar a questão geracional. É o
que aponta uma pesquisa realizada pela TroianoBranding e pela Dezon.
As consultorias
entrevistaram mil pessoas, divididas em quatro grupos com idades diferentes,
pertencentes às gerações identificadas como baby boomers (nascidos entre 1946 e
1964), X (1965 a 1980), Y ou millennials (1981 a 1996) e Z (1997 a 2010).
Ao questionar os
entrevistados sobre quais seriam as marcas que revelariam quem eles eram, as
respostas repetiram várias empresas —houve pouca variação.
A pesquisa era
espontânea, ou seja, não sugeriu nenhuma opção aos participantes.
A marca mais
popular foi a brasileira O Boticário, que ocupou a primeira colocação
entre quase todas as gerações, exceto entre os entrevistados da geração X,
grupo em que ficou no terceiro lugar.
No geral, a marca foi a preferida dos
participantes da pesquisa.
Outros nomes se repetiram. Foi o caso da
Nestlé, Natura, Adidas, Nike e Samsung.
FOLHA DE SÃO PAULO