LONGEVIDADE



De acordo com o IBGE, o Brasil ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, o que significa um crescimento desse contingente de 18% em 5 anos. Atualmente, a população acima de 60 anos representa mais de 30 milhões de pessoas.

A longevidade representa um campo fértil para o empreendedorismo.

Investir em um e-commerce especializado para esse público, criar um aplicativo de transporte exclusivo para a terceira idade, desenvolver uma plataforma online com ferramentas para cuidadores ou mesmo para recolocação de profissionais seniores no mercado de trabalho, todas essas são possibilidades, entre muitas outras, diante de uma tendência que se desenha tão claramente no sentido do aumento da população idosa.

“Estamos falando de um mercado já hoje de aproximadamente R$ 1 trilhão de renda, responsável por 20% do consumo no País”, diz a fundadora da consultoria Hype60+, Bete Marin.

 

Para o professor do Centro de Empreendedorismo e Novos da FGV, Marcus Salusse, “esta é uma tendência sociodemográfica mundial. Por isso conseguimos a demanda”.

Segundo ele, as áreas mais promissoras para novos negócios são saúde e bem estar, gestão financeira e mobilidade/movimento.

 

Pesquisa mostra que 57% dos idosos acreditam que faltam produtos e serviços voltados para a sua idade. Entre as principais demandas citadas estão cursos, vestuário, serviços voltados à mobilidade e ao turismo e soluções para a acessibilidade.

“Hoje essa população é muito mais ativa e engajada. A barreira tecnológica não existe mais para a maioria, que goza de saúde. Há um potencial de consumo enorme”, diz Salusse.

 



ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br