Real Grandeza triplica alocação em ações em um bom momento da renda variável e ganha com títulos prefixados do Tesouro


O fundo de pensão dos funcionários de Furnas e Eletronuclear triplicou sua fatia em renda variável de 5,3% para 15%, em uma estratégia que garantiu ganhos de mais de R$ 1 bilhão para a entidade no primeiro semestre de 2019, disse ao Valor o presidente da Fundação Real Grandeza (FRG), Sergio Wilson Ferraz Fontes.

 

"Triplicamos a posição em renda variável em um momento bom para entrar em bolsa. Entramos com o Ibovespa, em média, aos 85 mil pontos", afirmou o executivo. Ontem, o índice fechou aos 105.850 pontos, com alta de 1,27%. Com os ganhos, o fundo de pensão encerrou o sexto mês do ano com patrimônio de R$ 17,4 bilhões. O bom desempenho no semestre também foi resultado de aplicações em títulos prefixados do Tesouro.

A maior aposta em renda variável foi realizada depois que a entidade resolveu fazer um novo estudo de ALM (Asset Liability Management) - mecanismo de gestão de ativos e passivos. O levantamento indicou a venda de títulos do Tesouro Direto pós-fixados e investimentos em títulos prefixados e em bolsa. "Seguimos o ALM à risca e foi uma estratégia vitoriosa", disse Fontes.

Com os resultados a partir da nova estratégia, a diferença entre o retorno e a meta atuarial é a maior em dez anos no plano de benefício definido (BD), segundo a fundação. Em 2019, o plano BD teve ganho de 11,3% até junho, ante meta atuarial de 5,2%. Já a rentabilidade do CD foi de 12,6%, diante do objetivo de 6,6%.

Fontes conclui dizendo que o  fundo de pensão mira novos produtos previdenciários e de saúde para ampliar a base de participantes e beneficiários e conquistar novos patrocinadores e instituidores.



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br