Mandei um PIX errado. Dá para
cancelar?
Não devolver uma transferência recebida por engano pode configurar crime
de apropriação indébita.
Imagine que você está em casa, “de boas”, assistindo a uma
série de televisão.
De repente, pinta uma notificação no celular: é
um PIX de R$ 500 que caiu na sua conta (e você não estava
esperando).
O cancelamento de uma transferência via PIX só é possível em caso de
agendamento, ou seja, se o valor ainda não tiver sido enviado ao
destinatário.
A primeira coisa a se fazer depois de mandar um PIX por engano,
de acordo com o consultor, é tentar
entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor.
Ao fazer a transferência, o usuário tem acesso aos dados
pessoais do recebedor, como nome completo e agência bancária, então quem enviou
o PIX pode usar essas informações para encontrar o destinatário e pedir a
devolução.
E se a chave PIX for celular ou e-mail, fica
ainda mais fácil.
“Quem tem que iniciar a transação nesse caso é o usuário
recebedor", explica Lobo.
"Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o PIX deve acionar o
banco, porque ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em
contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a
devolução dos recursos”, explica Lobo.
Tudo falhou?
É hora de fazer boletim de ocorrência e
procurar a Justiça, como instrui o advogado Solano de Camargo,
presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da Ordem
dos Advogados do Brasil (OAB).
“Ela vai entrar com um processo falando que cometeu um erro e aí tem que
esperar o juiz reconhecer o erro e obrigar quem recebeu errado a devolver”,
detalha o advogado.
G1