Intervenção na Fundação CEEE é finalizada e novos dirigentes tomam posse


A intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) na Fundação CEEE encerrou nesta semana com a posse dos novos dirigentes. O processo de intervenção durou 150 dias e foi comandado por Roger Odillo Klafke. De acordo com a Previc, a intervenção na Fundação CEEE foi devida ao descumprimento de normas estatutárias, e fontes com conhecimento do caso revelaram que a composição do conselho deliberativo não estava sendo cumprida de acordo com o próprio estatuto da entidade.

A decisão pela intervenção desagradou o ex-presidente da Fundação CEEE, Gerson Carrion, que, na época, criticou fortemente a medida acusando o processo de ter caráter político, já que a principal patrocinadora da fundação, o Grupo CEEE, vinha tentando colocar um indicado seu na presidência do conselho deliberativo. Carrion acusa a Previc de ceder à pressão do governo gaúcho, promovendo a intervenção para permitir a troca de comando na diretoria e nos conselhos deliberativo e fiscal da fundação.

Já o secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Artur Lemos Júnior, disse que o governo gaúcho realmente solicitou à Previc um monitoramento da atual composição da diretoria e conselhos da fundação em virtude de irregularidades ocorridas nas últimas eleições do conselho deliberativo, no final de 2015. Ele diz que antes da indicação da nova gestão da patrocinadora, o presidente do conselho deliberativo na época renunciou ao cargo, seu vice, Marco Adiles Moreira Garcia, assumiu e no mesmo ano realizou novas eleições, sendo que sua função era apenas complementar o mandato do presidente anterior.

Novos dirigentes - A partir da intervenção da Previc, a missão do interventor foi destituir os conselhos e a diretoria e promover novas eleições de acordo com o estatuto. Agora, com o fim da intervenção, quem assume a presidência do conselho da entidade é Moacir José Grippa, funcionário de carreira do Grupo CEEE desde 1972. Ele já foi membro do Conselho de Administração da CEEE e presidente da Fundação CEEE e do Conselho de Curadores da entidade de fevereiro de 1992 a fevereiro de 1995. O diretor-presidente da fundação nomeado foi Rodrigo Sisnandes Pereira, que atuava como diretor de seguridade até o início da intervenção, em agosto do ano passado.

O novo diretor de seguridade passa a ser Saul Fernando Pedron, que assume seu primeiro cargo na Fundação CEEE. Ele também carreira no Grupo CEEE de 1985 a 2014, na área de investimentos, elaboração orçamentária e acompanhamento de financiamentos, e foi assistente executivo do diretor, de 2008 a 2011. Jeferson Luis Patta de Moura, eleito pelos participantes da Fundação CEEE, assumiu a diretoria administrativa da entidade. Ele já havia atuado como diretor de seguridade da fundação em 2008, indicado pelo Grupo CEEE. Retornou como diretor eleito, em 2014, assumindo a diretoria administrativa, sendo reeleito em 2016. A nova diretoria tem mandato com prazo até junho de 2018.



Investidor Institucional
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br