EMPIRICUS X CVM


O contra-ataque da Empiricus teve início no ano passado, após uma série de processos administrativos abertos na CVM e punições impostas pela Apimec (Associação de Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais, órgão de autorregulação). Antes, ela se definia como uma consultoria de investimentos.

Começava assim a tentativa de escapar das regras de atuação no mercado de capitais. A mudança foi registrada na Junta Comercial, e Felipe Miranda, sócio e economista-chefe da empresa, se descredenciou como analista de investimentos na Apimec.

A virada coincidiu com a abertura de uma consulta pública pela CVM para regular a atuação também de empresas de análise de investimento, assim como já era regulado o trabalho do analista. 

As novas normas entraram em vigor em maio do ano passado, mas as empresas tinham até o final de novembro para fazer o registro na CVM como empresa de análise.

Neste ano, a Empiricus completa uma década. Ganhou mercado —e detratores— por sua estratégia de marketing agressiva. Um dos títulos de email marketing mais famosos, que gerou suspensão de analistas na Apimec, foi "A estratégia capaz de transformar R$ 1.500 em mais de R$ 227 mil em apenas um mês", considerado propaganda enganosa



FOLHA DE SÃO PAULO
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