O contra-ataque
da Empiricus teve início no ano passado, após uma série de
processos administrativos abertos na CVM e punições impostas pela Apimec
(Associação de Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais, órgão de
autorregulação). Antes, ela se definia como uma consultoria de investimentos.
Começava assim a
tentativa de escapar das regras de atuação no mercado de capitais. A mudança
foi registrada na Junta Comercial, e Felipe Miranda, sócio e
economista-chefe da empresa, se descredenciou como analista de
investimentos na Apimec.
A virada coincidiu
com a abertura de uma consulta pública pela CVM para regular a atuação também
de empresas de análise de investimento, assim como já era regulado o trabalho
do analista.
As novas normas
entraram em vigor em maio do ano passado, mas as empresas tinham até o final de
novembro para fazer o registro na CVM como empresa de análise.
Neste ano, a
Empiricus completa uma década. Ganhou mercado —e detratores— por sua estratégia
de marketing agressiva. Um dos títulos de email marketing mais famosos, que
gerou suspensão de analistas na Apimec, foi "A estratégia capaz de
transformar R$ 1.500 em mais de R$ 227 mil em apenas um mês", considerado
propaganda enganosa
FOLHA DE SÃO PAULO