CNseg oferece ferramenta contra fraudes em seguros.
No primeiro
semestre de 2024, foram realizadas cerca de 60 mil pesquisas por mês no SINOB
Solução disponibilizada pela Confederação Nacional
das Seguradoras (CNseg) automatiza os processos de confirmação de óbito, tanto
na contratação de seguros quanto na regulação dos sinistros, proporcionando
maior agilidade e subsídios para a tomada de decisão.
O Sistema Nacional de
Óbitos (SINOB) permite às seguradoras consultarem a situação cadastral das
pessoas por meio do CPF, obtendo informações sobre falecimentos. Esse
instrumento é essencial para combater fraudes que envolvam o uso do nome de
pessoas falecidas.
Juliana Cardim, superintendente da Diretoria de
Serviços às Associadas da CNseg, setor responsável pelo desenvolvimento da
solução, destaca que este tipo de fraude é comum.
“Por isso, a consulta para
confirmação de óbito dos segurados tem se mostrado extremamente benéfica tanto
para o mercado segurador quanto para a sociedade”, ressalta Cardim.”
Ao acessar o sistema, as seguradoras podem escolher
um período de consulta de 1 a 5 dias para a conclusão da busca.
“Nesse período,
o sistema verifica a ocorrência de óbito a cada duas horas, portanto, quanto
maior o tempo de consulta, mais precisa é a informação retornada”, explicou
Cardim.
O sistema utiliza uma fonte de dados abrangente,
que inclui buscas em registros históricos, na Receita Federal e em cartórios.
Somente este ano, entre janeiro e junho, foram realizadas, em média, cerca de
60 mil pesquisas mensais por meio da solução.
Cardim acrescenta que o SINOB
também pode ajudar as seguradoras a acelerar o pagamento de indenizações,
promovendo uma melhora significativa na jornada do cliente.
O sistema beneficia
não apenas os seguros de vida, mas também produtos como o Prestamista, a Previdência
Complementar e a Saúde Suplementar.
SONHO SEGURO