Comunicadores usam a IA para reforçar o seu pape.l
A área de Comunicação da Vale instituiu um grupo de early adopters
e começou por implementar a IA iniciando por 25 processos, em apenas um
ano.
Na partida voltou-se para tarefas simples, como transcrição de
entrevistas e análise de clipping, informou Guilherme Scarance, gerente geral
de Comunicação Externa da companhia ao fazer uma exposição em evento da ABERJE
- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.
Para Scarance, a área de Comunicação carrega com os seus profissionais
uma virtude que pode ser decisiva, tem condições de assumir protagonismo na
governança da IA justamente por dialogar com todos os públicos.
O executivo também chamou atenção para o papel dos comunicadores nas
empresas contemporâneas.
“Nós, profissionais de comunicação, estamos nos
tornando essenciais nas corporações da atualidade”, disse, citando um conceito
discutido em Stanford sobre a importância de equilibrar processos que precisam
de fluidez e outros que exigem mais fricção.
Encerrando o debate do qual participaram outros especialistas, Hélio
Muniz, diretor de Marca, Comunicação e Patrocínios da Enel Brasil, recuperou
uma lembrança da década de 1990 para ilustrar o papel do comunicador como
alguém capaz de interpretar os rumos da sociedade.
ABERJE