RESPIRO


Astrônomos detectam sinal misterioso vindo de Proxima Centauri.

O projeto de busca por inteligência extraterrestre Breakthrough Listen encontrou um sinal intrigante e promissor emitido de Proxima Centauri, a estrela vizinha mais próxima do Sol, a meros 4,2 anos-luz de distância. 

Algumas características do sinal parecem típicas de uma transmissão artificial, mas os pesquisadores ainda não descartam que seja interferência humana – embora também não tenham encontrado evidências disso.

Antes de alguém estourar um champanhe aí, vale o alerta: não estamos falando de algo que já possa ser descrito como evidência de vida inteligente fora da Terra. 

Os cientistas do projeto fazem questão de enfatizar que, neste momento, trata-se apenas de um resultado provocante, que precisará ser confirmado de forma independente e terá de passar por análises cuidadosas para descartar um falso positivo causado por interferência terrestre ou mesmo por uma (menos provável) ocorrência natural.

Tendo dado o aviso, vamos à história, sobre a qual inicialmente os pesquisadores nem pretendiam falar até a publicação de um artigo científico, no começo de 2021.

Mas é difícil conter o entusiasmo com coisas assim, e o achado acabou chegando aos ouvidos do jornal britânico The Guardian, que publicou uma reportagem a respeito na sexta-feira (18).




FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br