Centro de dados vai
acelerar a IA
Para minimizar riscos e evitar desperdício de tempo e recursos, a Anbima
está criando um centro de excelência de dados e Inteligência
Artificial.
Nele serão mapeados os principais desafios enfrentados pelos
agentes do mercado de capitais, que ali encontrarão ajuda em seu esforço para
elaborar e implementar soluções de IA .
Uma equipe multidisciplinar já escolheu os cases âncoras que serão
desenvolvidos ao longo de 2025, considerando as prioridades da Associação para
este e o próximo ano e a estratégia de transformação de processos visando
aumentar a eficiência operacional,
O objetivo nesta fase inicial do centro de excelência é estruturar a
arquitetura e consolidar conceitos em um modelo que combina a centralização da
governança com a descentralização da execução.
Isso vai permitir uma maior
flexibilidade e agilidade na implementação de projetos, ao mesmo tempo em que
garante a conformidade com as diretrizes e padrões organizacionais.
O primeiro projeto é a ferramenta apelidada de Oráculo, um chatbot
baseado em inteligência artificial generativa e especializado na autorregulação
de fundos de investimento da ANBIMA.
O produto funciona como uma assistente
virtual e busca oferecer respostas rápidas e precisas sobre as regras e
procedimentos para agilizar processos e aumentar a segurança jurídica para toda
a indústria de gestão de ativos.
ANBIMA