ANBIMA


Centro de dados vai acelerar a IA

Para minimizar riscos e evitar desperdício de tempo e recursos, a Anbima está criando um centro de excelência de dados e Inteligência Artificial

Nele serão mapeados os principais desafios enfrentados pelos agentes do mercado de capitais, que ali encontrarão ajuda em seu esforço para elaborar e implementar   soluções de IA .

Uma equipe multidisciplinar já escolheu os cases âncoras que serão desenvolvidos ao longo de 2025, considerando as prioridades da Associação para este e o próximo ano e a  estratégia de transformação de processos visando aumentar a eficiência operacional,  

O objetivo nesta fase inicial do centro de excelência é estruturar a arquitetura e consolidar conceitos em um modelo que combina a centralização da governança com a descentralização da execução. 

Isso vai permitir uma maior flexibilidade e agilidade na implementação de projetos, ao mesmo tempo em que garante a conformidade com as diretrizes e padrões organizacionais. 

O primeiro projeto é a ferramenta apelidada de Oráculo, um chatbot baseado em inteligência artificial generativa e especializado na autorregulação de fundos de investimento da ANBIMA. 

O produto funciona como uma assistente virtual e busca oferecer respostas rápidas e precisas sobre as regras e procedimentos para agilizar processos e aumentar a segurança jurídica para toda a indústria de gestão de ativos. 

 



ANBIMA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br