Mais de 80% dos
brasileiros são importunados por telemarketing. Levantamento mostra que maior
parte das ligações é feita por empresas de telecom
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As indesejadas ligações de telemarketing hoje
importunam 83% das pessoas, segundo levantamento da Senacon, do Ministério
da Justiça, que coletou 3.220 respostas em abril.
Apesar de antiga,
a prática de ligar para vender ou fazer cobranças tem nova tendência: 85% dos
consumidores reclamam que a chamada cai logo depois do “alô”.
É que, atualmente,
são robôs que disparam as ligações para uma
série de pessoas. Quando o primeiro interlocutor atende, ele é redirecionado ao
telemarketing. Para os outros, a ligação cai.
Segundo o
levantamento, a maior parte do telemarketing ainda é feita pelas operadoras de
telecomunicações (56,8%). Cidadãos de faixa de renda mais baixas são os mais
importunados (39,4%).
Mais de 55% não
conseguem identificar quem realiza as ligações, o que dificulta o processo de
denunciar as marcas a órgãos competentes ou sites de reputação.
O
Idec (Instituto de Defesa ao Consumidor) diz que os relatos desse tipo de
ação tiveram aumento exponencial, especialmente os atribuídos a robôs.
Os dados confirmam
as pesquisas internacionais que mostram o Brasil como um dos líderes no uso de
robôs para telemarketing, segundo Diogo Moyses, advogado do instituto.
"É um
problema grave porque interfere na qualidade de vida. As pessoas estão deixando
de atender o telefone porque pensam que se trata de telemarketing",
diz.
Há, no mínimo,
quatro projetos de lei que pretendem regulamentar o telemarketing. A
Anatel tem um regulamento que trata do tema, mas na opinião de Moyses, é
preciso aprofundá-lo.
FOLHA DE SÃO PAULO