MAPFRE registra crescimento de 21% em
prêmios no 1º tri e lucro de 53,6 milhões de euros no Brasil.
A MAPFRE encerrou o primeiro trimestre de 2023 com resultados
expressivos.
A unidade brasileira do grupo registrou um crescimento de 21,5% em
prêmios emitidos no acumulado dos três primeiros meses deste ano na comparação
com o mesmo período de 2022, totalizando quase 1,2 bilhão de euros.
O resultado
foi impulsionado, principalmente, pela evolução positiva dos negócios de
seguros Rurais (44,0%) e de Vida (28,5%).
O lucro líquido da MAPFRE no
Brasil também evoluiu de forma significativa, passando de 11,6 milhões de euros
para 53,6 milhões de euros no cálculo de janeiro a março deste ano, o que
representa uma alta de 362,1%, a maior entre todas as operações da companhia no
mundo.
No geral, a América Latina
apresentou um crescimento de 166,6% no lucro do período, impulsionado tanto
pelo desempenho operacional do Brasil, quanto pelo México, cuja evolução foi de
108,8% no período.
O Brasil continua posicionado como a segunda região que mais
contribui para as receitas globais do grupo MAPFRE, atrás de Espanha e
Portugal, que juntos obtiveram um lucro líquido de 67,3 milhões de euros.
Sobre o volume arrecadado em
prêmios, o avanço do Brasil foi o segundo mais alto entre todas as regiões em
que o Grupo MAPFRE opera no mundo, ficando atrás apenas da região Ibérica
(Espanha e Portugal), cujo crescimento no período foi de 30,9%.
Na região LATAM
Centro-Sul, a alta foi de 12,1%, seguido da América do Norte (8,1%), Europa,
Oriente Médio e África (7,7%) e México (1,3%).
MAPFRE no mundo – Na média
mundial, os prêmios da MAPFRE cresceram 19,1% no primeiro trimestre de 2023 frente
ao mesmo período do ano passado, alcançando 7,8 bilhões de euros.
A alta
reflete uma melhoria generalizada do negócio, com aumentos de 10,3% no ramo Não
Vida e de 59,5% no segmento Vida.
Considerando as apólices de seguros Não Vida,
os prêmios aumentaram mais de 550 milhões de euros no primeiro trimestre, com
um crescimento de 12,6% em Saúde e Acidentes, 10,6% em Seguros Gerais e 7,1% em
Automóveis. Quanto ao negócio de Vida, os prêmios aumentaram quase 700
milhões.
O lucro líquido do grupo MAPFRE
nos três primeiros meses do ano atingiu a cifra de 127,6 bilhões de euros, o
que representa uma redução de -17,4% em relação ao mesmo período do ano
anterior, quando havia alcançado 154,5 bilhões de euros.
O terremoto na Turquia foi o
evento catastrófico mais relevante que afetou os resultados, apresentando um
impacto de aproximadamente 77 milhões de euros no resultado líquido, afetando
principalmente à MAPFRE RE (72 milhões de euros) e, em menor medida, à
seguradora local (5 milhões de euros).
Em 2022, o sinistro catastrófico mais
relevante para a empresa foi a seca no Brasil, com um impacto líquido para o
grupo de 37 milhões de euros no primeiro trimestre.
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