RESUMO DO DIA


Amigos e familiares se despedem do escritor e jornalista Artur Xexéo.

 Senadores apresentam ao STF uma notícia-crime com pedido de investigação sobre Jair Bolsonaro no escândalo da Covaxin. 

 

·         Adeus a Xexéo

Foi enterrado ontem o corpo de Artur Xexéo, escritor, dramaturgo e um dos maiores nomes do jornalismo cultural brasileiro. 

Ele morreu domingo à noite, aos 69 anos, dois dias depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória. Há duas semanas, tinha recebido diagnóstico de linfoma. 

 

  • Suspeita de prevaricação 

Os senadores Randolfe Rodrigues, Jorge Kajuru e Fabiano Contarato apresentaram ao STF uma notícia-crime com pedido de investigação sobre Bolsonaro no escândalo da Covaxin . 

A representação se baseia no depoimento dos irmãos Miranda à CPI da Covid na sexta – os dois disseram que o presidente sabia de indícios de corrupção na compra da vacina indiana. 

Cabe ao Supremo decidir se encaminha à Procuradoria-Geral da República solicitação de abertura de investigação formal sobre o caso.

 

  • Falando nisso

Se antes Bolsonaro dizia que não havia corrupção em seu governo, hoje ele disse que a apoiadores que "não tem como saber o que acontece nos ministérios"

Estava comentando justamente o caso Covaxin, que entrou na mira da CPI. Por falar na comissão, chegou ao Brasil o empresário Carlos Wizard , suposto integrante do chamado "gabinete paralelo", grupo que teria aconselhado o governo a tomar medidas ineficazes no combate à pandemia. 

Ele estava nos EUA desde março e vai prestar depoimento depois de amanhã. Ao desembarcar entregou o passaporte à PF.

 

  • Vacinas 

Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Oxford mostrou que a imunidade assegurada pela vacina da AstraZeneca pode ser ampliada com uma 3ª dose ou com um intervalo maior entre a 1ª e a 2ª . 

No esquema atual de imunização, a 3ª não está prevista. O estudo mostrou que, for aplicada pelo menos seis meses após a 2ª, ela aumenta a resposta imune em até seis vezes. 

No entanto, os cientistas ressaltaram: os dados de efetividade NÃO indicam, por enquanto, a necessidade desse reforço. Já o intervalo de 45 semanas (cerca de 11 meses) entre a 1ª e a 2ª doses fez a resposta subir em até 18 vezes.

 

  • Racismo institucional

A ONU publicou um relatório sobre racismo em instituições de polícia e Justiça . 

De sete exemplos listados no texto, dois são brasileiros: João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, morto durante uma operação São Gonçalo (RJ) em maio de 2020; e Luana Barbosa, que morreu  em abril de 2016, em Ribeirão Preto (SP) – três PMs são acusados de espancá-la durante uma abordagem. 

Esses episódios foram citados por ilustrar a forma como investigações, processos, julgamentos e decisões não levam em conta o papel da discriminação racial nas instituições, segundo o documento. A morte de George Floyd também aparece no levantamento.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br