1.
Pesquisa mostra
hábitos e preferências online dos brasileiros
Datafolha
identifica aumento do uso de SmartTVs e crescimento de Instagram e TikTok
Os resultados do primeiro levantamento revelam
que a parcela de brasileiros que passam muito tempo conectados aumentou de 32%
para 36%. O índice também cresce conforme aumentam a renda familiar mensal e o
grau de instrução do entrevistado.
Os números sobre a posse de internet banda
larga nas residências mostram que a democratização do acesso não avançou,
registrando uma queda de 75%, em 2023, para 74% neste ano. Esse indicador é
mais elevado entre os mais jovens, os mais ricos e os mais instruídos.
Sobre contas em redes sociais, os dados mostram
que 96% dos brasileiros possuem ao menos uma, com o WhatsApp mantendo a
liderança em número de usuários.
2.
Experiência
digital avança com liberação de faixas para 5G e conexão por fibra óptica
Vencedoras em seus
segmentos afirmam estar ampliando infraestrutura para democratizar acesso e
evitar falhas
O avanço das redes de 5G e fibra óptica, que
oferecem conexões mais rápidas e estáveis, tem transformado o cotidiano da
população, que já conta com experiências mais imersivas em streaming e jogos.
Além do uso cotidiano de dispositivos de Internet das Coisas (IoT) na automação residencial.
Nesse cenário, operadoras de internet e fornecedora de
energia elétrica afirmam realizar constantes investimentos em infraestrutura,
processos que não passam despercebidos pelos consumidores.
DATAFOLHA | FSP