Esvaziamento da Black Friday verde-amarela foi
gradual no governo Bolsonaro.
Sinais do naufrágio
da campanha começaram nos últimos anos.
O naufrágio da Semana Brasil, campanha lançada
pelo governo Bolsonaro em 2019 para estimular uma temporada de promoções
com temática nacionalista em setembro na
tentativa de aquecer as vendas, ficou mais nítido neste ano, mas já vinha
acontecendo.
Em 2019, quase 3.000 empresas e associações se cadastraram para
participar da campanha no site que divulgava as lojas participantes,
segundo análise da Folha feita às vésperas da data.
Em 2021, o mesmo site
apresentava pouco menos de 200 empresas participantes, segundo levantamento
feito pelo Painel S.A.
Neste ano, a
campanha ficou quase imperceptível nos shoppings.
Entre as poucas lojas que fizeram
referência à data em suas vitrines estão a rede de moda Brooksfield, a de
perfumarias Opaque e a de calçados World Tennis.
Um dos motivos para
o esvaziamento da Black Friday verde-amarela foi a polarização e
a associação aos movimentos bolsonaristas.
FOLHA DE SÃO PAULO