IA e Reconhecimento Facial
Atualmente, o mercado tem ampliado as soluções que
utilizam reconhecimento facial para identificar pessoas em diversos lugares
como: aeroportos, estações de metrô e lojas.
A inteligência artificial é capaz
de analisar uma imagem e identificar seus traços faciais a partir da detecção
de padrões.
Nesta técnica, um modelo de reconhecimento é construído a partir de
uma coleção de imagens de faces conhecidas.
Este modelo é então usado para
analisar uma nova imagem, procurando por padrões semelhantes aos do modelo.
Outra técnica comum é a de redes neurais, que usam um modelo de reconhecimento
baseado em redes de neurônios artificiais. Estes modelos podem ser treinados
para reconhecer padrões específicos em imagens de faces.
São muitas as possibilidades de aplicação dessa
tecnologia, desde tornar mais seguro o login de aplicativos até personalizar a
experiência do cliente, considerando seus hábitos de compra e histórico de
preferências.
Um recente relatório da Aberdeen Group mostra que os
estabelecimentos comerciais que adotam o reconhecimento facial têm uma taxa de
retenção de clientes 63% maior do que os que não usam.
Além disso, a adoção da
inteligência artificial para reconhecimento facial pode aumentar em até 20% o
ticket médio de um cliente.
Considerando que um dos maiores desafios das
empresas é conquistar fatias de mercado e manter o negócio em alta, o uso de
inteligência artificial para reconhecimento facial representa uma alternativa
viável para conhecer os clientes e oferecer para eles uma experiência única e
especial.
FUTURO DOS NEGÓCIOS