MERCADO FINANCEIRO


Com eleições do Legislativo no radar, mercado anima e Bolsa sobe.

📊 Ibovespa: +2,13% (117.517 pontos)

💵  Dólar: -0,45% (R$ 5,44)

Foram três longas semanas de perdas, mas fevereiro começou com boa notícia na Bolsa: a segunda-feira (1º) começou com recuperação de parte do prejuízo, com mercado de olho nos índices estrangeiros e do favoritismo dos abençoados pelo Planalto nas eleições para presidência do Legislativo.

O movimento de alta acontece depois da forte especulação que rolou na Bolsa de Nova York, quando um grupo de investidores membros do fórum r/wallstreetbets, no Reddit, decidiram aplicar pesado em ações até então deixadas de lado no parquinho, como da loja de jogos GameStop. 

Se você não lembra o que rolou, o InfoMoney fez um resumão.

O mercado deixou o evento um pouco de lado, com o banco JPMorgan avaliando que o cabo de guerra entre investidores da web com os grandes fundos não deve causar grande queda.

Lá fora, depois das perdas bilionárias, as ações de tecnologia puxaram o bonde da alta. 

Toma lá no Legislativo, dá cá na Bolsa

Já por aqui, os investidores estão mesmo de olho nas eleições à presidência da Câmara e do Senado. 

Por ora, os favoritos são os candidatos apoiados pelo presidente Jair Bolsonaro – Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG), respectivamente.

A expectativa do mercado é que, com a vitória dos candidatos do Centrão, as reformas transitem com mais facilidade nas casas legislativas, assim como as privatizações e aprovação de cortes no orçamento para compensar a possível volta do auxílio emergencial. 

No entanto, vale lembrar que partidos do Centrão tendem a ser, digamos, gastões. 

“Os partidos do Centrão têm preferência por aumento de gastos, de investimentos, em especial em suas bases. Estão pensando na própria reeleição”, afirmou a professora Andréa Freitas, do departamento de Ciência Política da Unicamp e coordenadora do Núcleo de Estudos das Instituições Políticas e Eleições do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em entrevista ao Valor.

Em tese, a vitória dos candidatos do Planalto também diminuiria os ruídos políticos entre o Executivo e o Legislativo. Em tese.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br