Itaú muda home office e aumenta dias de presencial
a partir do próximo ano
- Instituição exige que superintendentes passem a trabalhar no
escritório quatro vezes por semana; demais colaboradores, três
- Banco diz que objetivo é dar mais agilidade; sindicato fala em
insuficiência de espaços físicos
O Itaú Unibanco anunciou nesta terça-feira
(23) uma atualização de seu modelo de trabalho e vai passar a exigir que os
funcionários compareçam ao escritório com mais frequência.
Os
colaboradores agora terão que trabalhar de forma presencial três vezes por
semana a partir do primeiro trimestre de 2028, enquanto superintendentes passam
a ir em quatro dias começando em janeiro de 2027 —como já é estabelecido para
diretores.
Hoje,
é preciso cumprir oito dias mensais, distribuídos conforme a organização de
cada área. Segundo o banco, um dos objetivos é dar mais agilidade à tomada de
decisões.
A
instituição afirma que estruturou um período de transição para que as pessoas e
as equipes tenham o tempo necessário para adaptar rotinas pessoais e familiares
de forma gradual.
O home office, como o trabalho remoto é comumente
chamado, cresceu nos anos da pandemia de Covid-19, quando empresas
precisaram adaptar as operações para manter os funcionários em casa.
Entre 2019 e 2020, primeiro ano da crise sanitária,
a proporção da população ocupada de modo formal ou informal no setor privado do
país que trabalhava em casa foi de 5,8% para 8,4%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística), com queda nos anos seguintes. Em 2024, o home office era
realidade para 7,9% da população.
FOLHA DE SÃO PAULO