FUNCESP: Planos de Contribuição Definida


A Fundação Cesp (Funcesp) recebeu aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para operar dois planos de contribuição definida (CD) para as atuais patrocinadoras da entidade. Um deles é destinado aos funcionários da Eletropaulo, enquanto o outro será patrocinado pela AES Tietê. De acordo com a diretora de previdência da fundação, Luciana Dalcanale, a Previc ainda está em fase de aprovação de um terceiro plano, voltado para os funcionários da Empresa Metropolitana de Águas e Energia - Emae. “Os planos no modelo antigo, de benefício definido (BD), que não atendem mais às expectativas das patrocinadoras e dos participantes”, diz Luciana.

Ela explica que os atuais planos BD dessas patrocinadoras serão fechados para entrada de novos participantes, sendo que apenas os funcionários novos, ou os que já atuam nas empresas mas ainda não aderiram ao plano de previdência da Funcesp, poderão aderir aos planos CD. Todos os planos contarão ainda com cobertura de benefício de risco por morte e invalidez, a ser oferecido pela Bradesco Seguros. “Contratamos a apólice com uma única seguradora, e eles farão a cobertura desses benefícios”, destaca.

Luciana ressalta que a ideia é estender a estratégia para as outras patrocinadoras da Funcesp. Atualmente, a entidade possui oito planos de benefício definido e dois de contribuição variável. “Estamos em negociação com outras três patrocinadoras para trazer o plano CD. A negociação é individual, cada empresa decide o que fazer e avalia seus interesses dentro da política de recursos humanos”, complementa.

- Plano família - A Funcesp estuda também a implantação de planos para familiares de participantes. Segundo Luciana, a criação de um plano instituído está no radar a entidade, que tem recebido pedidos de participantes por esse modelo. “Todos os nossos participantes poderiam colocar seus cônjuges, filhos, familiares próximos nesse plano. Estamos com análises bem avançadas, mas para conseguir viabilizá-lo precisaríamos de uma figura instituidora que abarque esses participantes”, destaca.



INVESTIDOR INSTITUCIONAL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br