MERCADO FINANCEIRO


📊 Ibovespa: -1,00% (119.388 pontos)

💵  Dólar: +0,23% (R$ 5,46)

Ruídos políticos e quedas nos EUA puxam Bolsa para baixo nesta terça (27)

Em mais um dia de incertezas nesta louca nave chamada Brasil, a Bolsa encerrou o dia em queda nesta terça-feira (27). 

Apesar de não ter sido o único responsável, o cenário interno teve grande influência no resultado do dia.

Parte dos olhares estão, sim, voltados para o que acontece nos Estados Unidos. 

Por lá, há expectativas sobre o Federal Reserve (o Fed, banco central estadunidense), que anunciará nesta quarta-feira (28) sua política monetária e dará sinais sobre o que deve acontecer no futuro.

A tensão da espera levou dois dos três principais índices do país – S&P 500 e Nasdaq – a recuarem no pregão de hoje.

Mais um dia de fogo no parquinho

O clima de cautela inundou o mercado nacional com o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado. 

Existe uma máxima muito reproduzida por especialistas e jornalistas que cobrem política: todos sabem como uma CPI começa, mas ninguém sabe como termina.

Para completar a torta de climão, informações do Estadão apontam que Paulo Guedes, ministro da economia, demitiu o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, depois da crise causada pela negociação do Orçamento de 2021.

Segundo apuração do Estado de S. Paulo e do Broadcast, o substituto deve ser o atual secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

A sensação de insegurança provocada pelos ruídos políticos atingiu em cheio os investidores, que preferiram realizar os lucros em vez de pagar para ver.

Uma das ações que mais sofreram foram as da Petrobras que, mesmo com o aumento do preço do barril de petróleo no exterior, teve recuo no valor de suas ações. 

A estatal divulga hoje o relatório de produção e vendas do primeiro trimestre.

No quesito queda, juntaram-se à Petrobras a BRF, JBS e Via – antiga Via Varejo.

O fogo no parquinho instalado foi suficiente para ofuscar o voo da Vale. 

As ações da mineradora subiram 1,43% depois da divulgação do balanço, que registrou lucro líquido 20 vezes maior ao do mesmo período no ano passado.

Saber hoje:

  • A prévia da inflação oficial do Brasil – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – marcou 0,60% em abril, 0,33 ponto percentual (p.p.) abaixo do resultado de março, que foi de 0,93%. A informação foi divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Apesar da queda, o índice já acumula alta de 6,17% em 12 meses, 0,17 p.p. além do teto da meta do governo, que é de 6%. Já no ano, o indicador acumula alta de 2,82%.
  • O Tesouro Direto alcançou a marca de 10 milhões de investidores cadastrados em março, divulgou o Tesouro Nacional. Ao todo, são 10.285.781 pessoas, sendo que 1.479.805 estão com saldo em aplicações no programa.

De olho na luz! 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu que, a partir de 1º de junho, as contas de energia atrasadas serão corrigidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do País. 

 

 



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br