BOLSAS


Bolsas asiáticas e europeias caem após incêndio em usina nuclear na Ucrânia.

Preço do petróleo sobe, após dia de estabilidade registrado nesta quinta

As bolsas asiáticas e europeias abriram em queda no início do pregão desta sexta-feira (4), e os preços do petróleo dispararam, após um incêndio atingir uma usina nuclear em meio a um combate entre tropas russas e ucranianas, gerando mais incerteza entre os investidores.

De acordo com a agência de notícias RIA, citada pela Reuters, o ministério de energia atômica ucraniano disse que uma unidade geradora da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior do gênero na Europa, foi atingida durante um ataque de tropas russas.

Os mercados por toda a Ásia estavam no vermelho, com o índice de Tóquio caindo 2.5%, Seul, 1,1%, China, 0,8% e Hong Kong, 2,5%.

Os futuros do S&P 500 chegaram a cair 1,6% e os do Nasdaq, 1,8%. 

O índice mais amplo de ações da MSCI que abrange a Ásia-Pacífico e exclui o Japão recuou 1,6%, para 585,5, o nível mais baixo desde novembro de 2020.

As ações europeias também caíram, rumo à sua terceira semana consecutiva de quedas. 

O índice pan-europeu caiu 1,4%. Na Alemanha o índice foir para 2,2%, na França, 2,2, e, no Reino Unido, 1,4.

Após informações de que o incêndio foi extinto e que não há registro, até o momento, de mudanças nos níveis de radiação da área, os índices reagiram, recuperando parte das perdas, mas investidores continuam ansiosos.

Os preços do petróleo subiram no início do pregão depois de terminarem estáveis ​​nesta quinta (3), com o mercado atento se os produtores da Opep+, que inclui Arábia Saudita e Rússia, aumentariam a produção a partir de janeiro.

O euro caía ainda mais e foi para sua pior semana em relação ao dólar em nove meses, com um recuo de 0,44%, para US$ 1,1022.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br