Ano novo, golpes velhos: veja quais são as fraudes
financeiras mais comuns
Consumidores devem
tomar cuidado com compras feitas pela internet e com uso de cartões em lojas
físicas
Dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do
Estado de São Paulo) mostram que, em 2023, o Brasil foi o segundo país mais
afetado por ataques cibernéticos na América Latina, dado que reforça a atenção necessária no momento de
realizar compras.
Entre os golpes mais frequentes de início de ano a
Febraban (Federação Brasileira de Bancos) destaca o da falsa central
telefônica. Nele, criminosos ligam para clientes e dizem que sua agência
bancária e/ou seu gerente está sob investigação.
Em alguns casos, eles enviam falsos boletins de
ocorrência e dizem, por mensagens de email ou SMS, que o cliente deve
transferir seus recursos para favorecidos indicados pelos golpistas enquanto
durar a investigação criminal.
GOLPES COMUNS NO ANO-NOVO e NAS
FÉRIAS
1)
GOLPE DA TROCA DO CARTÃO
Em alguns casos, golpistas que trabalham como
vendedores prestam atenção quando os consumidores digitam suas senhas na
maquininha de compra e, depois, trocam o cartão na hora de devolvê-lo.
Com o cartão e senha em mãos, fazem compras usando
o dinheiro da vítima. Para evitar cair neste golpe, ao fazer uma compra com
cartão físico, a Febraban indica que os consumidores devem se lembrar de:
- Sempre checar o valor na
tela da maquininha
- Sempre conferir se o cartão
que te devolveram realmente é seu
- Sempre passar você mesmo o
cartão na maquinha
- Nunca entregar o seu cartão
para ninguém
- Se a compra for online, o
site deve ser seguro, ter o "s" em seu endereço
- Nunca salve as senhas de
compras online
- Verifique os valores e as
notas fiscais enviadas
2)
GOLPE DA MAQUININHA QUEBRADA
Neste golpe, durante o pagamento, o golpista dá
para a vítima uma maquininha com o visor danificado ou se posiciona de uma
forma que a vítima não veja o preço cobrado na tela.
O valor inserido é, assim, superior ao pedido e o
cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo.
OUTROS
TIPOS DE GOLPE:
1)
GOLPE DO FGTS
O golpe do saque do FGTS ganhou força durante a
pandemia e dezenas de trabalhadores têm sido atingidos por ele desde então.
Nele, os criminosos roubam dados pessoais, sacam parcela do Fundo de Garantia,
e fazem empréstimos fraudulentos, deixando uma dívida para a vítima.
Os golpistas conseguem os dados pessoais dos
trabalhadores e, com eles, acessam o aplicativo do FGTS e fazem movimentações
dentro do app, aderindo ao saque-aniversário. Para se proteger, é indicado que
links externos recebidos por WhatsApp, SMS e email não sejam acessados.
Além disso, é indicado uma checagem mensal de suas
informações financeiras seja feita na plataforma Registrato, do Banco Central.
2)
FALSAS VENDAS
Criminosos montam sites falsos que simulam
ecommerces, enviam promoções inexistentes por email, SMS e mensagens de
WhatsApp, e criam perfis falsos de lojas em redes sociais.
Os consumidores devem desconfiar se o produto
ofertado está com o preço muito baixo do que é vendido no comércio em geral.
Em alguns casos, sites de varejistas famosos são
clonados para induzir os consumidores a erro. Para evitar o golpe, a
recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a
loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.
3)
GOLPE DO BRINDE
Neste caso, os golpistas entram em contato com a
vítima, dizem que têm um brinde para entregar e insistem para a pessoa receber
o presente pessoalmente. O contato pode ser por email, SMS ou WhatsApp.
Após entregarem algo para a vítima, os criminosos
alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações sobre quem
realmente pediu para fazer a entrega. Nesse momento, o pagamento de uma taxa é
cobrado. Essa taxa só pode ser paga com cartão.
Em alguns casos, o golpista diz para a vítima que
ela precisa fazer uma selfie para receber o brinde. Assim, eles utilizam
disfarces para que a pessoa não perceba que está em um aplicativo bancário
prestes a fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito.
COMO SE PROTEGER?
Para se proteger de alguns dos golpes, a
FecomercioSP indica que os consumidores devem:
- Evitar clicar em links
desconhecidos ou baixar anexos de fontes não confiáveis
- Checar URL (endereço web)
de sites que exijam login, certificando-se de que o site seja legítimo e
seguro
- Restringir o acesso a
informações confidenciais
- Desconfiar de ofertas muito
vantajosas
- Atentar-se a endereços que
se pareçam com os verdadeiros, mas que apresentem pequenas diferenças
(como a troca de uma letra)
- Utilizar bloqueadores de
anúncios maliciosos e extensões de navegadores que chequem a segurança dos
sites
- Verificar a reputação do
site em plataformas como Reclame Aqui, Consumidor Gov.BR e redes sociais.
Consulte também a lista de sites reprovados pelo Procon
FOLHA DE SÃO PAULO