REDES SOCIAIS


Questões fundamentais sobre redes sociais online.

 O documentário “O Dilema das Redes Sociais” contribuiu para uma consciência maior sobre o funcionamento das plataformas digitais, levantado questões cruciais sobre os seus impactos na saúde, política e as formas como os dados dos usuários são usados.


Apesar dos alertas, as pessoas continuam buscando atenção digital, especialmente durante a pandemia, onde as conexões pessoais são restritas ou inexistentes.

Dessa forma, inspirada em matéria do Tech Crunch sobre o assunto, que aponta 3 mudanças que as redes sociais poderiam fazer:

 

️ 1. CENSURA – em muitas plataformas, os algoritmos determinam quais conteúdos são apresentados aos usuários, levantando questões sobre manipulações. 

Esse tipo de reflexão é importante, mas não é novidade — as plataformas de notícias e entretenimento tradicionais também fazem isso, mesmo que de outra forma. 

O dilema da censura vs liberdade de expressão é tão antigo quanto a humanidade, e bastante complexo pois deve levar em consideração os direitos de todos — de quem fala e todos implicados nessa ação.

⭕️ 2. TRATAR USUÁRIOS como PRODUTOS – o modelo de negócios que sustenta essas plataformas digitais é usar as pessoas como inventário de mídia, ou seja, o produto vendido. 

Nesse sentido, os conteúdos que os usuários recebem nem sempre são para o seu real benefício, podendo causar isolamento, depressão e outros problemas. 

Um novo modelo de negócios precisaria surgir para mudar essa lógica, procurando promover comunidade, ações e atitudes positivas.

⭕️ 3. USO de CAÇA-CLIQUE – o clique é a energia que move a internet e o uso de iscas (textos ou imagens com promessas chamativas) para caçar cliques pode gerar desinformação, distorcendo o fluxo natural da atenção e tornando-se especialmente perigoso para aqueles que usam plataformas sociais como fontes de notícias (55% dos adultos, segundo o Pew Research Center).

⁉️ Se, por um lado, essas plataformas trazem esses desafios que funcionam como veneno para a sociedade, por outro, a melhoria na educação e regulamentação são os melhores antídotos para combate-lo.



FUTURO DOS NEGÓCIOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br