RESUMO DO DIA

  • Temporais no RS deixam 32 mortos, afetam rios de todo estado e podem provocar cheia recorde no Guaíba: diferentemente de 2023, quando cheias atingiram poucas regiões, fenômeno desta semana deve afetar rios de todo o estado. Guaíba pode chegar aos 5 metros, ultrapassando recorde de 1941. Barragens e encostas estão sob risco.

 

·         Temporais e enchentes levam caos à agropecuária gaúcha: excesso de chuva e rodovias interrompidas freiam movimentação no setor.

 

·                  Seguradoras deslocam equipes para atendimento a segurados no RS: em coletiva realizada ontem, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que o temporal é "o maior desastre do estado".

 

 

  • CGU pune empresa que vendeu colete superfaturado à intervenção no Rio sob Braga Netto: o então interventor anuiu com a compra sem licitação; sobrepreço é estimado em R$ 4,6 milhões.

 

·         Câmara de SP aprova, e Nunes sanciona venda da Sabesp após sessão contestada: Projeto muda lei de 2009 e dá sinal verde para que o governo estadual avance com o processo.

 

·         Cesta básica mais ampla abre brecha para elevar margem de lucro, diz Appy: para governo, reduzir alíquotas não significa repasse integral do benefício para os preços, e cashback é política mais eficiente.

 

  • Ministro da Defesa 'azeita' venda de seis aeronaves da Embraer para o Paraguai: negociação avança com linha de US$ 100 milhões de financiamento do BNDES para a construção dos aviões.

 

  • Novo avião da Embraer depende de dinheiro e parcerias para voar: crise da Boeing e mercado asiático animam fabricante brasileira a dar salto antes impensável.

 

  • BC da Argentina corta juros para 50%, segunda redução em 7 dias: Instituição cita melhor nas expectativas de inflação e fortalecimento da âncora fiscal.

 

  • EUA não previram rival como a China, afirma Nobel de Economia: Joseph Stiglitz cita Brasil como país populista e diz que estagnação dos padrões de vida abre caminho para demagogos como Trump.

 

  • Até onde vai o poder dos juros no combate à inflação dos EUA?: precisamos ser realistas sobre o que a política monetária do Fed pode e não pode fazer.

 

·         Equipe de Lula culpa ministro e reconhece erros em série com 1º de Maio esvaziado.

 

·         Cidade de SP tem segundo dia mais quente para maio em ao menos 81 anos: Capital paulista registrou 31,5°C na tarde desta quinta-feira (2); Inmet prevê que recorde, de 31,7ºC, pode ser batido nos próximos dias.

 



FSP | G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br