DESEMPREGO


População volta a procurar emprego e taxa de desocupados cresce.

Depois de uma leve queda na semana anterior, o número de desempregados em meio à pandemia do coronavírus voltou a crescer na segunda semana de agosto. 

Em estimativa divulgada nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também informou que a quantidade de pessoas procurando emprego aumentou em, aproximadamente, 300 mil pessoas de uma semana para outra.

Desta forma, o Brasil agora teria 12,9 milhões de cidadãos desocupados e buscando oportunidade. 

O aumento levou a taxa de desemprego a passar de 13,3% para 13,6%. Apesar disso, o IBGE considera que o indicador alcançou estabilidade, atribuindo o crescimento deste contingente ao fato de mais pessoas terem voltado a procurar emprego.

Lembrando que a taxa de desocupação é formada por pessoas que gostariam de trabalhar e estão em busca ativa por emprego. 

Os que estão desempregados, mas não buscam vagas – independente do motivo – estão na parcela de desalentados.

"Embora pouco significativo, tivemos um leve aumento da população ocupada e da desocupada, e uma discreta diminuição da população fora da força de trabalho. 

Isso sugere, como já tínhamos observado na semana anterior, uma leve retomada das atividades econômicas e da recuperação do emprego", comentou Maria Lúcia Vieira, coordenadora da pesquisa.



IBGE
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br