BANCOS


Diferença entre tarifa de pacote de banco chega a 50%.

Pesquisa feita pelo Procon-SP com seis bancos mostra valor maior para mesmo combo de serviços.

Pesquisa realizada pelo Procon-SP mostra uma diferença que pode chegar a 50,48% entre os preços das tarifas de pacotes padronizados cobrados pelos principais bancos do país. As taxas foram informadas pelos próprias instituições em suas páginas oficiais online.

Segundo o levantamento, a tarifa cobrada pelo banco Safra, de R$ 31, é 50,48% menor do que a do Itaú para o mesmo pacote, cujo valor mensal é de R$ 46,65.

Os bancos possuem quatro pacotes padronizados de serviços. Cada um deve ter exatamente os mesmos itens. A diferença entre eles é a quantidade de serviços oferecidos em cada item.

Na comparação entre os chamados serviços prioritários, a diferença pode chegar a 900%. Caso da tarifa para “compra de moeda estrangeira – cheque viagem”, que custa R$ 25 no Bradesco e R$ 250 no Banco do Brasil.

A supervisora de pesquisas do Procon-SP, Cristina Martinussi, explica que os bancos são obrigados a oferecer alguns serviços gratuitos, como fornecimento de dez folhas de cheque por mês e disponibilização de dois extratos bancários, entre outros (veja abaixo).

“É importante que o cliente verifique quais são os serviços gratuitos e quais são os pacotes padronizados para ver se vale a pena”, diz Cristina. 

Ela alerta que o banco não pode cobrar pelos pacotes sem que o cliente tenha feito a contratação e que as instituições financeiras são obrigadas a deixar público suas tarifas.

  • Custo elevado | Pacote bancário
  • Pesquisa do Procon-SP com os seis principais bancos do país mostra variação das taxas cobradas nos pacotes de serviços básicos
  • O estudo comparou taxas entre 2020 e 2021 em pacotes oferecidos por Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Safra
  • Serviços bancários essenciais

Por lei, os bancos são obrigados a oferecer um mínimo de serviços gratuitos para os clientes

  1. Cartão de débito
  2. Fornecimento de segunda via do cartão de débito (exceto nos casos de pedido de reposição decorrentes de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não sejam imputáveis ao banco
  3. Quatro saques por mês
  4. Duas transferências mensais entre contas da mesma instituição financeira
  5. Dois extratos mensais contendo a movimentação financeira dos últimos 30 dias
  6. Realização de consultas pela internet (como verificação de saldos, por exemplo)
  7. Fornecimento do informe de rendimentos para Imposto de Renda
  8. Compensação de cheques
  9. Fornecimento de dez folhas de cheque por mês (desde que o cliente cumpra com os requisitos para utilização desse tipo de material)
  10. Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos
  • FEBRABAN -  criou um site que permite aos consumidores fazer consultas, pesquisas e comparações das tarifas. Clique aqui para acessar.


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