Diferença entre tarifa de pacote de banco chega a
50%.
Pesquisa feita pelo
Procon-SP com seis bancos mostra valor maior para mesmo combo de serviços.
Pesquisa realizada
pelo Procon-SP mostra uma diferença que pode
chegar a 50,48% entre os preços das tarifas de pacotes padronizados cobrados
pelos principais bancos do país. As taxas foram
informadas pelos próprias instituições em suas páginas oficiais online.
Segundo o
levantamento, a tarifa cobrada pelo banco Safra, de R$ 31, é 50,48% menor do
que a do Itaú para o mesmo pacote, cujo valor mensal é de R$ 46,65.
Os bancos possuem
quatro pacotes padronizados de serviços. Cada um deve ter exatamente os mesmos
itens. A diferença entre eles é a quantidade de serviços oferecidos em cada
item.
Na comparação entre
os chamados serviços prioritários, a diferença pode chegar a 900%. Caso da
tarifa para “compra de moeda estrangeira – cheque viagem”, que custa R$ 25 no
Bradesco e R$ 250 no Banco do Brasil.
A supervisora de
pesquisas do Procon-SP, Cristina Martinussi, explica que os bancos são obrigados a oferecer alguns serviços
gratuitos, como fornecimento de dez folhas de cheque por mês e
disponibilização de dois extratos bancários, entre outros (veja abaixo).
“É importante que o
cliente verifique quais são os serviços gratuitos e quais são os pacotes
padronizados para ver se vale a pena”, diz Cristina.
Ela alerta que o banco não
pode cobrar pelos pacotes sem que o cliente tenha feito a contratação e que as
instituições financeiras são obrigadas a deixar público suas tarifas.
- Custo
elevado | Pacote bancário
- Pesquisa do Procon-SP com os
seis principais bancos do país mostra variação das taxas cobradas nos
pacotes de serviços básicos
- O estudo comparou taxas
entre 2020 e 2021 em pacotes oferecidos por Banco do Brasil,
Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander
e Safra
- Serviços bancários
essenciais
Por lei, os bancos são obrigados a oferecer um
mínimo de serviços gratuitos para os clientes
- Cartão de débito
- Fornecimento de segunda via
do cartão de débito (exceto nos casos de pedido de reposição decorrentes
de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não sejam imputáveis ao
banco
- Quatro saques por mês
- Duas transferências mensais
entre contas da mesma instituição financeira
- Dois extratos mensais
contendo a movimentação financeira dos últimos 30 dias
- Realização de consultas pela
internet (como verificação de saldos, por exemplo)
- Fornecimento do informe de
rendimentos para Imposto de Renda
- Compensação de cheques
- Fornecimento de dez folhas
de cheque por mês (desde que o cliente cumpra com os requisitos para
utilização desse tipo de material)
- Prestação de qualquer
serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam
utilizar exclusivamente meios eletrônicos
- FEBRABAN
- criou um site que permite aos
consumidores fazer consultas, pesquisas e comparações das tarifas. Clique aqui para acessar.
AGORA