MERCADO DE TRABALHO


Trabalhador tem perda salarial real de 28% em negociações, aponta Salariômetro.

A média de reajuste salarial de abril foi de -28,3%, segundo o Boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). 

Em 3,1% das negociações coletivas do mês houve correção igual ou maior do que inflação acumulada nos últimos 12 meses, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Hélio Zylberstajn, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e coordenador do Projeto Salariômetro, explicou que os trabalhadores que recebem um salário mínimo – atualmente em R$ 1.045 – conseguem uma renda 2%, 4% ou 6% maior do que o valor líquido anterior. 

O cálculo é baseado nas reduções de jornada e remuneração de 25%, 50% e 70%, respectivamente adotadas durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o professor, isso acontece porque, antes da redução, o desconto da contribuição ao INSS refletia sobre todo o salário, agora, no entanto, é aplicado apenas no valor remanescente, enquanto o seguro desemprego pago pelo governo é livre de qualquer dedução.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br