RESUMO DO DIA


A semana começa com uma dança das cadeiras no governo. 

O presidente Jair Bolsonaro oficializa reforma ministerial com 6 trocas: Relações Exteriores, Defesa e Justiça estão entre as pastas que ganham novo comando. 

Em 7 dias, o Brasil tem mais mortes por Covid do que EUA, México, Itália e Rússia juntos. 

E após perdas de R$ 300 bilhões no comércio global, a navegação no Canal de Suez é retomada com o desencalhe de meganavio.

·         Bolsonaro oficializa reforma ministerial com seis trocas

A semana começou com uma reforma ministerial no governo. 

O presidente Jair Bolsonaro fez seis mudanças no primeiro escalão. A dança das cadeiras surpreendeu porque a única substituição tida como provável era a do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. 

Após a situação política dele se deteriorar, com críticas de deputados e senadores, o chanceler pediu demissão nesta manhã. 

O substituto será o embaixador Carlos Alberto Franco França, que atuava no cerimonial do Itamaraty.

Horas depois, o então ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, deixou o cargo: ‘Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado’, afirmou. Entra o general Walter Souza Braga Netto, atual chefe da Casa Civil.

 José Levi , ministro da Advocacia-Geral da União, foi a terceira baixa anunciada. André Mendonça volta à AGU e o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, assume a pasta da Justiça.

Centrão foi agraciado com a Secretaria de Governo: passará a ocupar o cargo a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), em substituição ao general Luiz Eduardo Ramos.  

  • Baixa no MEC

Izabel Lima Pessoa, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, pediu demissão do cargo, um dos mais importantes dentro da estrutura do MEC. 

A saída ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo um assessor de comunicação do MEC, a exoneração foi pedida por ‘motivo de ordem pessoal’.

  • De olho no teto de gastos 

Deputados pediram ao Tribunal de Contas da União um parecer sobre o Orçamento de 2021 aprovado na semana passada pelo Congresso. Economistas e parlamentares afirmam que o texto é uma ‘peça de ficção’

Segundo o Instituição Fiscal Independente (IFI), para cumprir a regra do teto de gastos será preciso bloquear despesas em R$ 31,9 bilhões, o que pode paralisar o governo. Caso contrário, a conta não vai fechar.

  • Outros quinhentos

4,81% é a nova previsão do mercado financeiro para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Esta foi a 12ª alta seguida na expectativa de inflação medida pelo boletim Focus. Os analistas ainda reduziram para 3,18% a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br