RESUMO DO DIA


A CPI da Covid foi instalada e o senador Renan Calheiros escolhido o relator dos trabalhos. Ele disse que não haverá perseguição, mas que é preciso punir os responsáveis pelas mortes no país. 

O Ministério da Saúde decidiu incluir todas as grávidas no grupo prioritário para vacinação. A decisão da Anvisa de negar a importação da Sputnik repercutiu durante todo o dia. 

E o ministro Paulo Guedes disse que o Estado 'quebrou' e que será 'impossível' atender a demanda crescente na saúde.

A CPI da Covid foi instalada  no Senado nesta terça. 

A Comissão Parlamentar de Inquérito será responsável por apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos estados para o enfrentamento da pandemia. 

Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito o presidente, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o vice-presidente. Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido o relator dos trabalhos, apesar de aliados do governo terem tentado barrar a nomeação, inclusive na Justiça. 

Em seu primeiro discurso , Renan disse que a comissão não fará perseguições, mas que é preciso punir 'imediata e emblematicamente' os responsáveis pelas mortes em decorrência da doença no Brasil.

  • Redução de jornada e salários

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça a medida provisória que recria o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda em razão da pandemia da Covid. 

A medida autoriza empresários a reduzir salários e carga horária e até a suspender contratos de trabalho. Uma outra MP faz mudanças em regras trabalhistas.

  • Guedes em dia de falas polêmicas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nesta terça, sem provas, que os chineses 'inventaram' o coronavírus, e que a vacina do país para impedir o avanço da doença é 'menos efetiva' que a americana (que, na verdade, foi desenvolvida por alemães de origem turca). 

Ele não sabia que a reunião do Conselho de Saúde Complementar estava sendo gravada e transmitida pelas redes sociais. 

Mas essa não foi a única fala que repercutiu durante o dia. Guedes também disse no encontro que o Estado 'quebrou' e que vai ser 'impossível' atender a demanda crescente na saúde.

  • Fato ou Fake

Já são mais de 450 mensagens referentes ao novo coronavírus checadas pela equipe do Fato ou Fake desde o início da pandemia. 

Nesta terça, dois boatos foram desmentidos: o de um estudo sobre a ineficácia das máscaras atribuído à Universidade de Stanford e o de que a OMS passou a recomendar Ivermectina para tratar a doença. 

O vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues, afirmou, aliás, que fake news sobre o novo coronavírus serão alvo de investigação da comissão.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br