Modelo PPI x Isenção de pedágios para 3 eixo dos caminhões


Para o ex-diretor do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Igino Zucchi de Mattos, a concessão feita pelo governo federal aos caminhoneiros de não cobrar pedágio sobre o terceiro eixo livre dos caminhões deverá provocar mudanças importantes no modelo de concessões desenvolvido no âmbito do PPI. “O modelo prevê que todos os eixos sejam pedagiados, se você dá isenção para um eixo uma parte da receita projetada deixa de existir, então o modelo tem que ser revisto”, explica Mattos.

Ele irá falar no fórum “Perspectivas de Investimento para o 2º Semestre”, promovido pela revista Investidor Institucional, sobre o tema “Financiamentos à área de Infraestrutura. Segundo ele, a nova Resolução 4661 abre novas perspectivas para os fundos de infraestrutura, uma vez que “os ativos passam a ser classificados corretamente como Renda Fixa, com limite de 20% para ativos de dívida com amparo na Lei 12.431”. Anteriormente, ainda de acordo com Mattos, esses ativos eram classificados como investimentos em SPE e suas exigências”.

Ainda de acordo com Mattos, a infraestrutura brasileira precisaria de investimentos da ordem de R$ 200 bilhões ao ano, sendo que o BNDES financia apenas R$ 30 bilhões ao ano e o BNB outros R$ 10 bilhões. Segundo ele, isso abre importantes espaços de investimento para institucionais, que são aplicadores de longo prazo.



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