Reforma da Previdência 1


A semana na Câmara dos Deputados vai começar com as últimas negociações entre equipe econômica, líderes partidários e governadores para uma possível reinclusão de estados e municípios na reforma da Previdência ainda na comissão especial que trata do tema.

 

Lembrando que pelo projeto enviado pelo governo federal, a proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) da reforma da Previdência valeria automaticamente para servidores dos estados e dos municípios, sem necessidade de aprovação pelos legislativos locais, mas esse ponto foi retirado do parecer do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que voltará a se reunir com governadores nesta terça-feira (2). Se houver acordo, a inclusão dos governos locais na reforma entrará no voto complementar do relator, cuja leitura está marcada também para hoje comissão especial.

Rodrigo Maia mantém a expectativa de votar a PEC 6/19 no plenário da Câmara antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

Por outro lado, o  PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, decide hoje se abrirá mão de apresentar destaques ao parecer da reforma da Previdência, do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Na sexta-feira, lideranças do PSL indicaram que atenderão a um pedido do ministro da Economia, Paulo Guedes, que quer evitar uma "desidratação ainda maior" da proposta de emenda constitucional (PEC).

A bancada de militares, delegados e policiais civis, militares e federais do PSL aposta em um destaque para conseguir regras melhores para profissionais de segurança pública. Alas do partido resistem por avaliarem que outras categorias também exigiriam destaques favoráveis, o que poderia 'desidratar muito' o impacto econômico da reforma. Uma reunião definitiva ocorrerá hoje à tarde, mas a tendência é que a orientação do  presidente nacional do PSL, Luciano Bivar Bivar seja respeitada.



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br