MERCADO FINANCEIRO


Bolsa bate máxima desde começo da pandemia com notícias de vacina contra COVID-19.

Ibovespa: +1,49% (104.426 pontos)

Dólar: -0,75% (R$ 5,34)

Resumo:

  • Notícias positivas de três potenciais vacinas contra coronavírus animam mercado financeiro; Bolsa ultrapassa 104 mil pontos, máxima desde o início da pandemia;
  • OMS registra recorde de novos casos de COVID-19 no mundo em 24 horas;
  • investidores brasileiros aguardam projeto de reforma tributária, que Guedes prometeu entregar nesta terça-feira (21);
  • FOCUS: mercado melhora projeção e prevê queda do PIB abaixo de 6% em 2020;
  • estimativa para índice oficial de inflação no País segue abaixo da meta para este ano.

Nem uma, nem duas: notícias de três potenciais vacinas para combater o coronavírus embalaram o otimismo das bolsas do mundo inteiro nesta segunda-feira (20). 

O Ibovespa, principal índice da B3, acompanhou o ritmo e ultrapassou os 104 mil pontos. 

Este é o maior patamar já alcançado desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia, em 11 de março.

O periódico científico The Lancet publicou detalhes da primeira e segunda fase de testes da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. 

Apesar de efeitos colaterais como febres e dores cabeça, a publicação aponta que ela é segura e apresenta resposta imunológica. Os experimentos já estão na terceira e última fase.

Também nesta segunda foram divulgados dados adicionais de outra vacina experimental – desenvolvida pela Pfizer em parceria com a a BioNTech –, mostrando que é segura e apresenta imunidade contra a COVID-19. 

Ainda neste bonde está a vacina da Sinovac, que a partir de hoje começou a ser aplicada em voluntários brasileiros sob a batuta do Instituto Butantan.

Notícias positivas do tipo deixam os investidores com alto apetite a risco, o que logo os leva para as compras – e, com isso, as ações e outros ativos sobem de preço. 

Elas são especialmente relevantes em um cenário de aumento no ritmo de contágio do coronavírus ao redor do globo. 

No Brasil, há também grande expectativa para a proposta da reforma tributária que Paulo Guedes, ministro da Economia, prometeu entregar pessoalmente no Congresso nesta terça-feira (21).

A guinada da Bolsa também teve participação intensa das ações da Oi, que recebeu ofertas de compra da TIM, Claro e Vivo. 

Para que se tenha ideia, a empresa de telefonia teve ontem o segundo maior volume financeiro em toda a Bolsa.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br