CORONAVÍRUS

  • A corrida contra o tempo para combater as novas variantes do coronavírus.

Nova mutação foi identificada no interior paulista, enquanto país registra casos de cepa indiana.

Na terça-feira (25), a Sociedade Brasileira de Virologia anunciou que uma nova variante do coronavírus foi identificada no interior de São Paulo. Batizada de P.4, ela já circula em diversas cidades do estado.

Já na quarta (26), a secretaria de Saúde identificou um caso com a variante B.1.617.2, identificada primeiro na Índia.

O passageiro chegou do país asiático pelo aeroporto de Guarulhos, e em cinco dias, circulou por São Paulo, Rio e na cidade dele, Campos do Goytacazes. O homem encontrou dezenas de pessoas.

  • Pandemia de Covid-19 agravou casos de anorexia, bulimia e outros transtornos.

Estudos internacionais apontam piora dos sintomas de pacientes com distúrbios alimentares

Instabilidade emocional, falta de controle, solidão, convivência extrema com si própria e o espelho, tempo demais nas redes sociais.

Esse cenário descreve bem a vida de muitos brasileiros há mais de um ano, mas para as pessoas que enfrentam transtornos alimentares essa é também a descrição de tudo aquilo que tira seu sono e pode disparar a doença e torná-las ainda mais vulneráveis ao coronavírus.

No Brasil, não há estudos recentes sobre o tema, mas relatos como o de Mia mostram que o problema ocorre por aqui também. Outro indício é o aumento de outros transtornos mentais

Eles chegaram mais que dobrar com a crise de saúde, segundo pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Nesse cenário, as mulheres estão sendo as mais afetadas: 40,5% das mulheres ouvidas pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP relataram sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.

E quando o assunto são transtornos alimentares, mulheres também são as mais afetadas. São nove mulheres para cada homem com anorexia. 

Os motivos ainda estão sendo investigados pela ciência, mas a pressão dos padrões estéticos ligados a gênero está entre eles.




FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br