SAÚDE MENTAL


Saúde mental e modelo híbrido se destacam no RH

Empresas devem continuar focando na redução do estresse, depressão e ansiedade.

 

Ainda que as tendências não sejam verdades absolutas, elas podem dar um norte para o mercado. 


No caso das que deverão marcar 2022 no campo dos recursos humanos, o que os especialistas ouvidos por um site especializadoem notícias de RH apontam é que deveremos ter este ano  ainda muitas influências da pandemia, novas realidades em modelos de trabalho e um foco muito positivo na saúde mental dos colaboradores.

Segundo um estudo da Gartner, mais da metade dos líderes de RH entrevistados afirmaram que suas equipes estão cansadas. 


Isso ocorreu devido à transição do presencial para o home office, que deve se manter em boa parte, ainda que no contexto de um regime híbrido. 


A modalidade, embora traga bons resultados para as empresas, acaba por levar muitos colaboradores à exaustão por conta da dificuldade de lidar com a demanda de trabalho, as tarefas domésticas e os horários diferenciados.

Isso mostra como a saúde mental chega como uma forte tendência para este ano. Com a pandemia a ideia é que as empresas continuem focando na redução do estresse, depressão, ansiedade, tensão e outros problemas decorrentes da falta de suporte com a saúde mental dos colaboradores.

Em sua edição desta sexta-feira (11), uma outra fonte de informação, um jornal, ouviu de uma especialista com décadas de experiência que as organizações brasileiras deixam a desejar, enfim, poderiam fazer mais no tocante à saúde mental. 


No que diz respeito à saúde em geral os empregadores até que se saem melhor, mesmo porque a legislação até certo ponto os força a isso, mas em relação ao equilíbrio mental e emocional a verdade é que as demandas estão em grande parte ainda para ser atendidas. 


E, nesse ponto, acrescenta um estudioso na matéria, o papel desempenhado pelas chefias imediatas - e não apenas pelas lideranças postas mais acima - é fundamental.

Voltando ao site especializado em RH e às demais tendências esperadas em 2022, é esperado que  as lideranças também ganhem um cuidado ainda maior.  


O desenvolvimento dos líderes tenderá a ser o foco de diversas empresas. Com isso, é possível que se notem mais organizações com planos e trilhas de carreira definidas, programas para desenvolver os profissionais e inclusão de programas de mentoria.

Ao lado disso, o momento  faz com que as empresas experimentem  novas formas de flexibilidade em relação a horários, benefícios, modelos de trabalho e por aí vai. 


O trabalho 100% presencial deve se tornar menos comum e o híbrido ganhar  espaço, especialmente nas atividades que requerem maior interação das equipes.



VALOR
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br