Principal iniciativa é da Fiesp, que produziu
vídeos animados em defesa do projeto
Três entidades
patronais paulistas lançaram nos últimos dias, na internet e em empresas,
campanhas a favor da aprovação da reforma da Previdência.
A maior das
iniciativas é realizada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São
Paulo), que produziu uma série de quatro vídeos animados favoráveis ao
projeto do governo.
As peças começaram
a ser divulgadas primeiro por meio de mensagens programadas via Whatsapp no dia
17 de junho. Nesta terça-feira (25), a entidade iniciou também a veiculação via
redes sociais.
A
federação não diz quantos disparos contratou, embora afirme que milhões de números
recebem os vídeos.
As peças apresentam
personagens que, desinformados sobre as propostas do texto apresentado pelo
governo, acreditam em boatos ou informações imprecisas sobre o projeto.
Os vídeos afirmam que
a necessidade de aprovação da reforma “não é uma questão política, nem
ideológica. É matemática.” Um deles pede, também, que as pessoas procurem
políticos para defender o texto.
Em outro, um
personagem aposentado diz a um professor de ginástica que terá o valor de sua
aposentadoria reduzido em 40% com a aprovação da reforma.
O professor, então,
explica que o texto não prevê redução nos benefícios pagos aos que já se
aposentaram.“Fizemos uma pesquisa com os argumentos mais usados contra a
reforma que não eram verdadeiros e, com humor, mostramos que são informações
falsas”, diz a diretora de marketing da Fiesp, Ana Baruch.
Com uma
estratégia distinta, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) lançou uma
página em seu site com cartazes a favor da reforma para que seus 1.500
associados possam imprimir.
Uma das peças contém
dizeres como “reforma da Previdência, eu apoio!” e “Mais oportunidades. Menos
desigualdades.”
“Lidamos diretamente
com os consumidores e sabemos que a reforma terá impacto positivo na economia.
Os cartazes poderão ser colocados nos caixas, por exemplo, e terão links para a
página [do governo] que explica a proposta de reforma”, afirma Carlos Correa,
superintendente da Apas.
A Federação das
Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) também mobilizou as 420
entidades paulistas que fazem parte da entidade em prol da aprovação do texto.
A Facesp lançou um
site com vídeos do ministro Paulo Guedes e de empresários defendendo a reforma.
Também apresenta uma cartilha com pontos do texto apresentado por Guedes à
Câmara.
O site pede, ainda,
que o público grave vídeos de até 30 segundos apoiando a reforma e mande à
entidade por whatsapp.
“A ideia é criar uma
onda positiva para que os parlamentares entendam a necessidade de aprovar o
texto. Também acionamos Cada presidente de associação do estado pedindo que
fale com os deputados federais, e mostrem os vídeos”, diz o presidente da
Facesp, Alfredo Cotait.
FOLHA DE SÃO PAULO