PESQUISA IPEA


Queda de preços na crise é menor para famílias de baixa renda, mostra Ipea.

Uma das consequências da crise provocada pela pandemia do coronavírus foi a queda de demanda interna que, por sua vez, provocou deflação em todas as faixas de renda em maio. 

Porém, as famílias de renda mais baixa perceberam baixas de preço menores do que as famílias de alta renda.

A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira no Inflação por Faixa de Renda, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Enquanto as famílias de renda muito baixa experienciaram deflação de 0,19%, o Ipea apurou 0,57% para aquelas com renda mais alta. 

Já nas famílias de baixa renda, a queda de preços em maio foi de 0,26%; nas de renda média baixa, de 0,34%; nas de renda média, de 0,42%; e nas de renda média alta, de 0,39%.

De acordo com o Ipea, isso aconteceu porque, na prática, os serviços e preços que tiveram maior queda de preço durante a pandemia são mais consumidos por famílias de renda alta – caso de itens como passagens aéreas (-27,1%) e combustíveis (-4,6%).

Por outro lado, na pandemia, houve aumento de consumo de alimentos – e a alta dos preços como consequência da alta demanda. Itens da cesta básica são mais consumidos por famílias de menor renda, apontou o Ipea. 

O grupo Alimentação contribuiu com +0,08 ponto percentual na variação de preços percebida entre as famílias com renda mais baixa, no mês passado, informou o instituto


IPEA
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br