MERCADO DE TRABALHO


Reação do emprego vai depender de crédito.

Estudo feito por servidores do BC aponta relação entre acesso de empresas a financiamento e oferta de nova vagas.

Um estudo feito por servidores do BC (Banco Central) mostra, na prática, a relação entre acesso de empresas a crédito e movimentos no mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa, companhias que passam por dificuldades financeiras e recebem injeção de recursos (empréstimos) ou conseguem renegociar as dívidas tendem a elevar o investimento e número de funcionários, principalmente os mais qualificados, com nível superior ou técnico.

A comparação foi feita com empresas sem problemas financeiros. 

Os pesquisadores usaram a introdução da lei de falências e recuperação das empresas, de 2005, para fazer a análise. As novas regras melhoraram a qualidade das garantias de crédito e permitiram que as empresas tivessem mais acesso a empréstimos.

De acordo com o documento, a realocação de recursos pelas empresas com a nova lei —e consequentemente seu acesso a crédito— representou 36% do crescimento do que chamam de produtividade agregada na década de 2000.

A produtividade agregada é uma estimativa de quanto os trabalhadores de todos os setores produzem e contribuem para a geração de valor na economia

FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br