PIB BRASIL


Estimativa para PIB brasileiro encolhe para 5,4% em 2020, diz Banco Mundial.

O Banco Mundial reduziu a projeção de desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 5,4% em 2020, de acordo com o relatório “O Custo de se Manter Saudável” divulgado nesta sexta-feira (9) pela instituição. 

Na estimativa anterior, divulgada em junho, o recuo era de 8%.

O Ministério da Economia, porém, estima uma queda de 4,7% da economia brasileira este ano.

A expectativa para 2021 também melhorou e o Banco Mundial prevê alta de 2,2% para 3% no PIB. 

Já em 2022, a expectativa de crescimento é de 2,5%.

No documento, a instituição afirma que a América Latina e o Caribe, que engloba 28 países, foi a mais atingida pela pandemia do novo coronavírus com impactos na redução da demanda internacional, o colapso no setor de turismo e as consequências dos meses de isolamento.

Para a região, o Banco Mundial prevê queda de 7,9% no PIB, mas “há alguns sinais de que o impacto pode ser menos grave do que o temido inicialmente”, diz o documento.

O relatório ainda aponta que as ações de transferência de renda implementadas pelos países durante a pandemia tiveram impacto significativo na atividade econômica. 

De acordo com o Banco Mundial, cinco dos dez programas de maior cobertura populacional estão na América Latina e Caribe e que o efeito multiplicador dos projetos é maior na região do que em economias desenvolvidas.



BANCO MUNDIAL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br